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Estações Ferroviárias do Estado do Rio Grande
do Sul
Neste Estado, a partir de 1905, as ferrovias foram
unficadas sob o nome de VFRGS - Viação Férrea
do Rio Grande do Sul. Na época algumas linhas já pertenciam
à Cie. Auxiliaire, outras ao Governo; A VFRGS foi entregue
à administração desta última, que, por
sua vez, passou a fazer parte da Brazil Railways em 1911. Em 1920,
a VFRGS passou a ser uma empresa estatal. Em 1957, foi encampada pela
RFFSA - Rede Ferroviária Federal, que, em 1969, a transformou
em uma de suas Divisões. Hoje, toda a malha ferroviária
do Estado (com exceção da Trensurb) está, desde
1996, nas maõs da concessionária ALL - América
Latina Logística. Nas páginas das estações,
os nomes que aparecem são, ou o concessionário da empresa,
ou a própria empresa, quando assumida pelo Estado ou União.
É apenas um critério.
Linha Porto Alegre-Uruguaiana (1883-2004)
Linha Barreto-Montenegro (1910-1950)
Variante Barreto-Diretor Pestana (1938-2004)
Variante Barreto-Ramiz Galvão (1962-2004)
Ramal de Santa Cruz do Sul (1905-1965)
Linha General Luz-Passo Fundo (c. 1966-2004)
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HISTÓRICO DAS LINHAS:
LINHA PORTO ALEGRE-URUGUAIANA: A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi
aberta como empresa federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis)
a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto
Alegre utilizava-se a navegação fluvial no rio Jacuí.
Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga, e em 1905
passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas.
Em 1907, os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira
com a Argentina. Somente em 1911, a construção da linha
Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação
da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha
Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente.
Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Durante os seus anos de operação
foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e
distâncias, eliminando algumas estações de sua
linha original. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu
a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os
trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros
da concessionária ALL desde esse mesmo ano.
LINHA BARRETO-MONTENEGRO: A linha Barreto-Montenegro foi aberta como
parte da linha Porto Alegre-Uruguaiana, em 1910 e 1911, ligando essas
duas estações e a de Barreto a Ligação
(General Câmara) e Santo Amaro (Amarópolis), de forma
a que a ferrovia finalmente pudesse lgiar por via férrea Porto
Alegre a Uruguaiana, como seu nome dizia já havia mais de trinta
anos. Com as mudanças na linha férrea em 1938, o trecho
Barreto-Montenegro acabou ficando fora dessa ligação
(embora o trecho Barreto-Santo Amaro tenha sido incorporado) sobrevivendo
ainda por pouco mais de dez anos com trens de passageiros, que em
1951 já não existiam mais. Em 1956, ainda havia mapas
que mostravam a linha como existente. Mais tarde, os trilhos foram
retirados.
VARIANTE BARRETO-DIRETOR PESTANA: A variante Diretor Pestana-Barreto
foi inaugurada pela VFRGS em 1938 e substituiu o trecho entre as mesmas
estações da linha Porto Alegre-Uruguaiana, encurtando-o
em cerca de 50 quilômetros.
VARIANTE BARRETO-RAMIZ GALVÃO:
RAMAL DE SANTA CRUZ DO SUL: O ramal de 31 quilômetros ligando
a estação de Couto (Ramiz Galvão) a Santa Cruz
(do Sul) foi inaugurado em 1905, depois de 34 anos do primeiro projeto
feito para essa ligação. Durou até 1965, quando
foi desativado.
LINHA GENERAL LUZ-PASSO FUNDO: A linha General Luz-Passo Fundo foi
aberta no trecho entrte Roca Salles e General Luz no final dos anos
1960, como continuação da linha Lages-Vacaria-Roca Salles
(Tronco Principal Sul); o trecho entre Roca Salles e Passo Fundo parece
ter sido concluído no início dos anos 1980. O único
trecho por que passaram trens de passageiros foi aquele entre Montenegro-Nova
e General Luz, e mesmo assim, apenas até por volta de 1978.
Hoje pela linha trrafegam os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária
as linhas do Rio Grande do Sul em 1996.
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