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Cie. Auxiliaire
des Chemins de Fer au Brésil (1911-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1994) |
ESTEIO
Município de Esteio, RS |
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km 860,860
(1960)
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RS-2705 |
Altitude: 29 m |
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Inauguração: 08.02.1911 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1928 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha Porto
Alegre-Caxias foi aberta no trecho entre a Capital e São Leopoldo
em 1874, como a primeira ferrovia do Estado. Em 1876 foi prolongada
até a estação de Novo Hamburgo. Em 1905, a Cie.
Auxiliaire assumiu a linha. Apenas em 1909 a linha teve continuação,
partindo de Rio dos Sinos, 7 km antes de Novo Hamburgo e chegando
até Carlos Barbosa, e, no ano seguinte, até Caxias (Caxias
do Sul). Em 1920 a linha foi assumida pela VFRGS. Foi desativada nos
anos 1980; o trecho até São Leopoldo foi retificado
e serve hoje ao sistema Trensurb da Grande Porto Alegre (trens metropolitanos);
entre Rio dos Sinos e Montenegro, a linha foi erradicada em 1963,
substituída por uma variante; para a frente, existem trilhos
ainda em alguns pedaços, mas oficialmente a ferrovia a partir
de Montenegro foi extinta em 1994 pela RFFSA. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Esteio teria sido inaugurada em 1928. Esta seria a data
oficial de sua inauguração em alguns documentos, mesmo
porque o relatório da VFRGS de 1928 relata a "construção
de uma nova casa para esta parada", já referindo-se
a ela como Esteio.
Entretanto, em 1911, um livro contábil da Cie. Auxiliaire refere-se
à "construção de uma estação
de cruzamento no quilômetro 368+395, entre as estações
de Canoas e Sapucaia", segundo o aviso no. 39, de 8/2/1911.
Portanto, esta seria a abertura real da estação de Esteio.
Realmente, uma foto assinada e datada de 1924 mostra a estação
primitiva, chamada então de Parada 20.
Ela serviria às linhas de Caxias e de Porto Alegre-Uruguaiana,
até 1937, quando foi aberta a variante ligando Diretor
Pestana a Barreto, encurtando em 50 km a linha para
Uruguaiana e evitando a passagem pela estação,
que passou a atender apenas as linhas para Caxias e Canela.
A verdade é que a estação acabou sendo o ponto
de nascimento da atual cidade do mesmo nome, que se formou à
sua volta.
A velha estação foi demolida nos anos 1980.
Por Esteio passam hoje (2020) os trilhos da TRENSURB, onde existe ali uma moderna estação.
Há divergências sobre onde ficaria a estação de Esteio, aquela que atendia à cidade antes de existir a linha do VLT da Trensurb: "Resido em Esteio/RS, e fiquei intrigado com a página sobre a estação da cidade. A localização informada na imagem do mapa não bate com a paisagem de uma das fotos (que tem uma curva logo antes da estação). Existia a Estação da foto na divisa de Esteio com Canoas e a Estação da hoje Praça Irmão Egidio Justo (para alguns "Praça do Clube do Comercio) (Outros dizem que na praça ficava uma parada apenas, sendo a estação principal a sinalizada pelo mapa. De fato, o local citado pelo Rafael faz muito sentido para ter tido uma parada ao menos, pois fica na área central da cidade (do outro lado da linha da Trensurb fica atualmente a empresa Votorantim) (Vinicius Pontin da Silva, em 26/6/2021).
ACIMA: No pátio da estação
de Esteio, a chegada da locomotiva a vapor, possivelmente anos 1940 (www.esteio.rs.gov.br).
ACIMA: Ao lado da rodovia, no alto
da foto, vê-se o "trem húngaro" trafegando
na linha em Esteio - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VÊ-LA MAIOR (Foto Evandro Posser nos anos 1980)
.ACIMA: A explicação da posição das duas estações de Esteio, por Mauro Duarte, em 2020: "O fragmento deste velho mapa está incompleto, porque havia sido usado com outra finalidade, mas serve para dar uma ideia da distância aproximada entre a velha estação e a atual do Trensurb. A antiga estaria a partir do retângulo azul na base da figura, próximo à seta que indica Porto Alegre - com tolerância de, no máximo, mais uns 200m em direção Sul. O mapa original tem escala de 1 cm=100 m, portanto foi fácil achar os cerca de 10 cm que representam 1km. Apesar da proximidade, são áreas hoje muito diferentes em importância e densidade populacional. Ignoro o que, no começo do Século XX, a atraiu para ali".
(Fontes: Evandro Posser; Germano Oscar Moehlecke:
Estrada de Ferro - Contribuição para a história
da primeira ferrovia do Rio Grande do Sul, 2002; www.esteio.rs.gov.br;
Cia. Auxiliaire: aviso no. 39, 8/2/1911; Revista Ferroviária,
08/2000; J. R. Souza Dias: Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul,
1987; Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE,
2002; VFRGS: Relatórios anuais, 1924-1969; Guias Levi, 1940-1981;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapas - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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A Parada 20, em 1924. Foto do livro Estrada de Ferro - Contribuição
para a história da primeira ferrovia do Rio Grande do
Sul, de Germano Oscar Moehlecke.
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A estação de Esteio, provavelmente por volta de
1930, quando a cidade ainda não havia se formado. Foto
do livro Estrada de Ferro - Contribuição para
a história da primeira ferrovia do Rio Grande do Sul,
de Germano Oscar Moehlecke. |
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Atualização:
13.09.2021
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