|
|
The Porto Alegre
and New Hamburg Brazilian Ry. (1874-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1984) |
SAPUCAIA
DO SUL
(antiga SAPUCAIA e GUIANUBA)
Município de Sapucaia do Sul, RS |
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km
Linha de Caxias - km 866,933 |
|
RS-2706 |
Altitude: 32 m |
|
Inauguração: 14.04.1874 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1874 (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha Porto
Alegre-Caxias foi aberta no trecho entre a Capital e São Leopoldo
em 1874, como a primeira ferrovia do Estado. Em 1876 foi prolongada
até a estação de Novo Hamburgo. Em 1905, a Cie.
Auxiliaire assumiu a linha. Apenas em 1909 a linha teve continuação,
partindo de Rio dos Sinos, 7 km antes de Novo Hamburgo e chegando
até Carlos Barbosa, e, no ano seguinte, até Caxias (Caxias
do Sul). Em 1920 a linha foi assumida pela VFRGS. Foi desativada nos
anos 1980; o trecho até São Leopoldo foi retificado
e serve hoje ao sistema Trensurb da Grande Porto Alegre (trens metropolitanos);
entre Rio dos Sinos e Montenegro, a linha foi erradicada em 1963,
substituída por uma variante; para a frente, existem trilhos
ainda em alguns pedaços, mas oficialmente a ferrovia a partir
de Montenegro foi extinta em 1994 pela RFFSA. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Sapucaia foi inaugurada em 1874 pela The Porto Alegre
and New Hamburg Brazilian Railway.
Em 1905 foi assumida pela Cie. Auxiliaire, e, em 1920, pela VFRGS.
Em um livro de 1907, a estação era descrita como sendo
"uma casa construída de alvenaria, servindo de estação,
tem sala de espera, bilheteria e sala de telégrafo e um armazém.
A área é de 13 x 5,50 m".
A partir de 1909, a estação serviria às linhas
de Caxias e de Porto Alegre-Uruguaiana, até 1937,
quando a foi aberta a variante ligando Diretor Pestana
a Barreto, encurtando em 50 km a linha para Uruguaiana
e evitando a passagem pela estação, que passou a atender
apenas as linhas para Caxias e Canela.
A partir de meados dos anos 1940, a estação passou a
se chamar Guianuba, nome alterado depois de 1953 para Sapucaia
do Sul.
Os trens de passageiros cessaram suas atividades na estação
em 1982.
A estação foi demolida.
Por Sapucaia do Sul passam hoje (2005) os trilhos da TRENSURB
pelo mesmo leito da linha original, onde existe a estação
moderna da TRENSURB.
|
1922
À ESQUERDA: Acidente com morte na estação (O Estado de S. Paulo,
20/5/1922).
|
ACIMA: Meninos na plataforma da estação
de Sapucaia do Sul por volta de 1969 (Foto Evandro Posser).
(Fontes: Evandro Posser; Germano Oscar Moehlecke; Luis
Martins; Guias Levi, 1940-81; Revista Ferroviária, 08/2000;
J. R. Souza Dias: Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, 1987; IPHAE:
Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002) |
|
|
|
Estação de Sapucaia, foto sem data, extraída
do livro Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, J. R.
Souza Dias, 1987
|
A estação, anos 1960. Foto Evandro Posser |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
11.10.2018
|
|