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The Porto Alegre
and New Hamburg Brazilian Ry. (1874-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1984) |
SÃO
LEOPOLDO
Município de São Leopoldo, RS |
Linha PA-Uruguaiana (até 1938)
Linha de Caxias - km 33 (1960) |
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RS-0033 |
Altitude: 10 m |
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Inauguração: 14.04.1874 |
Uso atual: museu (2021) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1874 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha Porto
Alegre-Caxias foi aberta no trecho entre a Capital e São Leopoldo
em 1874, como a primeira ferrovia do Estado. Em 1876 foi prolongada
até a estação de Novo Hamburgo. Em 1905, a Cie.
Auxiliaire assumiu a linha. Apenas em 1909 a linha teve continuação,
partindo de Rio dos Sinos, 7 km antes de Novo Hamburgo e chegando
até Carlos Barbosa, e, no ano seguinte, até Caxias (Caxias
do Sul). Em 1920 a linha foi assumida pela VFRGS. Foi desativada nos
anos 1980; o trecho até São Leopoldo foi retificado
e serve hoje ao sistema Trensurb da Grande Porto Alegre (trens metropolitanos);
entre Rio dos Sinos e Montenegro, a linha foi erradicada em 1963,
substituída por uma variante; para a frente, existem trilhos
ainda em alguns pedaços, mas oficialmente a ferrovia a partir
de Montenegro foi extinta em 1994 pela RFFSA. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de São Leopoldo foi inaugurada em 1874 como ponto final
da primeira ferrovia do Rio Grande do Sul, a The Porto Alegre and
New Hamburg Brazilian Railway. O prédio chegou pré-fabricado
da Inglaterra e foi montado no espaço a ele destinado.
Em 1876, a linha foi completada até Novo Hamburgo.
No final do século XIX, a estação foi aumentada,
com a inclusão de mais um corpo que ganhou uma janela da então
recem-demolida estação original de Porto Alegre,
que era igual.
Em 1905 foi assumida pela Cie. Auxiliaire, e, em 1920, pela VFRGS.
Em 1907, a descrição de um livro desse ano referia-se
a ela como sendo "um edifício de madeira, sobre alicerces
de alvenaria, em forma de chalé com a área de 21,70
x 7,10 m, dando frente para o logradouro público, do qual tem
acesso por uma porta. Para a plataforma tem 3 portas cobertas por
alpendres. Está dividido em vestíbulo, sala para bilheteria,
idem para escritório e telégrafo e um buffet".
A partir de 1909, a estação passou a servir às
linhas de Caxias e de Porto Alegre-Uruguaiana, até
1937, quando foi aberta a variante ligando Diretor Pestana
a Barreto, encurtando em 50 km a linha para Uruguaiana
e evitando a passagem pela estação, que passou a atender
apenas as linhas para Caxias e Canela.
Em 1912, um ramal (desvio) de 11 km para a Pedreira São Borja,
da empresa João Correa e Filhos entraria em operação,
facilitando o envio de pedras para as construções de
Porto Alegre.
"Foi na estação de São Leopoldo, numa manhã de julho de 1959.
Eu estava na estação, lá pelas 7 da manhã. Ouvi o zum-zum: o Padre
Cláudio passa hoje por aqui. No desvio estava uma locomotiva 2-8-2,
cujo foguista, Ramon, me informou: O Padre Cláudio vai para Maquinista
Maura visitar a escola ferroviária de lá. O trem P-8, de Porto Alegre,
vai ser desdobrado aqui. A parte que vai para Taquara e Canela, minha
locomotiva vai levar até Taquara. Por que você não viaja conosco?
(...) Comprei uma passagem para Canela, muito além de Maquinista Maura.
Mais alguns minutos e o apito alegre de uma 4-8-2 anunciava a aproximação
do P-8. O freio a vácuo estacionou a "Mountain" e seu trem. Ferroviários
se apressaram para um carro de primeira. 'É lá', pensei eu, e também
fui ver. A familiaridade com que o padre conversava com os funcionários
do trem e da estação bastava para confirmar que não se tratava de
um padre qualquer. Era saudado com respeito pelos ferroviários, ao
que correspondia com sua cortesia, o padre viajante. (...) O trem
já havia sido dividido. A 4-8-2 (Mountain) apitou, acelerou e desapareceu.
A 2-8-2 de Ramon saiu do desvio, entrou na linha principal, deu marcha-a-ré
e engatou no trem. Silvou longamente, duas vezes, para avisar aos
funcionários da estação para que deixassem o trem. Um apito curto
e fomos nós para Rio dos Sinos, estação a 2 km adiante (...)"
(O Padre Ferroviário, Délio Araújo).
Os trens de passageiros cessaram as atividades na estação
de São Leopoldo em 1982.
A estação, de madeira, que abriga um museu ferroviário,
esteve ameaçada de ser desapropriada pela Trensurb nos anos
1980, mas foi salva pela comunidade. Foi reconstruída em suas
linhas originais, pois estava bastante descaracterizada depois de
mais de 100 anos atendendo à ferrovia. Uma nova estação,
próxima a esta, foi construída para a nova linha da
Trensurb. Ao lado da velha estação, as locomotivas e
carros que um dia andaram por ali estão hoje expostas. Não
há trilhos; os da Trensurb que vão para a estação
atual são elevados naquele trecho.
Em 2021, o prédio estava em excelente estado.
ACIMA: A linha passa por São Leopoldo em
1948. Hoje, o trem metropolitano da Trensurb segue aproximadamente
o mesmo leito (Revista Brasileira de Geografia, out-dez 1948).
ACIMA:
Vista da estação, provavelmente nos anos 1950 (IBGE).
ACIMA:
Vista da estação em 2020. A cobertura da estação da Transurb pode ser vista, bem como parte das plataformas de embarque. A estação antiga tornou-se um museu, depois de restaurada (Autor desconhecido).
(Fontes: Noé Gomes; Germano Oscar Moehlecke; Jorge
Luiz Stockler Jr; Carlos Latuff; Paulo Szabadi; Revista Ferroviária,
08/2000; J. R. Souza Dias: Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul,
1987; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do
Sul, 2002; __: Centro de preservação da história
da ferrovia no Rio Grande do Sul, São Leopoldo, RS, sem data;
Délio Araújo: O Padre Ferroviário; IBGE: Revista
Brasileira de Geografia, 1948; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação, sem data, ainda em sua forma original.
Foto do livro Centro de preservação da história
da ferrovia no Rio Grande do Sul,
pág. 28
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A estação restaurada, em 2003, lado da plataforma,
com os trilhos para o museu ferroviário com as locomotivas
expostas. Foto Carlos Latuff |
Fachada da estação em 2003. Foto Carlos Latuff |
A estação em 2003. Atrás, no alto, a estação
da Trensurb. Foto Carlos Latuff |
Estação de São Leopoldo da Trensurb, em
2003. Foto Carlos Latuff |
A estação em 11/2003. Foto Paulo Szabadi |
Estação de São Leopoldo em 2010. Foto Noé
Gomes |
Estação de São Leopoldo em 11/11/2021. Foto Luiza Alves |
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Atualização:
11.11.2021
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