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E. F. do Riacho
(1900-1938)
V. F. Rio Grande do Sul (1938-1966) |
RIACHO
Município de Porto Alegre, RS |
Linha de Tristeza - km - |
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RS-2120 |
Altitude: - |
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Inauguração: 14.01.1900 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1900 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. do Riacho foi aberta em 1899 para o transporte de cubos entre
o bairro do Riacho e do Asseio. Estes cubos eram feitos a partir de
matéria excrementosa que deveria ser prensada e despejada no
trapiche da Ponta do Mello. A partir de 1900, a ferrovia passou a
transportar também passageiros, bagagens e mercadorias. A tração
era animal, passando para trens a vapor aparentemente nos anos 1910.
Em 1912, a linha foi estendida até a praia de Pedra Redonda.
Em 1924, levou-se a linha até o cais do porto para transportar
pedras para as obras desse cais. Em 1926, foi aberto também
um ramal para Vila Nova. Em seguida, em 1927, a linha foi levada até
a recém-inaugurada estação de Ildefonso Pinto,
que também se ligava com a estação central de
Porto Alegre e de onde também saíam trens da VFRGS para
o interior do Estado. Os guias de horários ainda acusam trens
entre as estações de Riacho e de Pedra Redonda, passando
por Tristeza, em 1932, mas já não os acusam em 1938.
Attila do Amaral afirma que a linha passou para a administração
da VFRGS em 1938 e que nessa época a extensão total
de suas linhas era de 13,770 km. Também diz que essa linha
foi erradicada somente em 1966. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Riacho foi inaugurada em 1900. Ficava onde hoje é
o bairro Azenha, tendo o nome dado por haver um riacho ali,
o Ipiranga.
Porém, segundo André Huyer, a estacão näo ficava no Azenha, mas sim na Cidade Baixa, em Porto Alegre. Além disso, o riacho näo se chama Ipiranga (este é o nome da avenida que o acompanha atualmente), mas sim Dilúvio. Na época, este córrego ainda näo seguia em linha reta até desaguar no Guaíba, mas fazia uma curva ao noroeste, formando o extinto bairro da Ilhota antes de sua foz na Cidade Baixa, como se via no Guia Levi reproduzido no site.
Ali começava a E. F. do Riacho, que além de transportar
cubos de matéria excrementosa, que deveria ser prensada e despejada
no trapiche da Ponta do Mello, também carregava pessoas
que iam para as praias de Tristeza e, a partir de 1912, para
Pedra Redonda, mais à frente no ramal.
Há historiadores que afirmam que a estação do
Riacho foi a primeira a ser inaugurada, antes
da de Tristeza, que vinha depois; era, aparentemente, chamada
também de estação da Ponte de Pedra. Outros
falam em Ponta do Dionisio, que seria onde hoje é a
Vila Assunção. Ainda há que se elucidar
esta nomenclatura.
Em 1927, a linha foi levada do Riacho até a recém-inaugurada
estação de Ildefonso Pinto, que também
se ligava com a estação central de Porto Alegre
e de onde também saíam
trens da VFRGS para o interior do Estado.
Os guias de horários ainda acusavam trens entre as estações
de Riacho e de Pedra Redonda, passando por Tristeza,
em 1932, mas já não os acusavam em 1938.
Attila do Amaral afirma que a linha passou para a administração
da VFRGS em 1938 e que nessa época a extensão total
de suas linhas era de 13,770 km. Ele também afirma que essa
linha foi erradicada somente em 1966.
Vários historiadores, entretanto, dão como sendo o ano
da extinção do transporte de passageiros na E. F. do
Riacho como sendo 1932.
http://www.ufrgs.br/propur/teses_dissertacoes/Andre_Huyer.pdf
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1908
AO LADO: Na notícia acima, publicada em 18/12/1908,
a prova de que havia oficinas da ferrovia no pátio
da estação (Jornal Correio do Povo, P. Alegre,
reprodução em 18/12/2008).
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1925
AO LADO: Inauguração provisoria de Riacho
e de Porto da Velha (Ildefonso Pinto) em março de 1925
(O Estado de S. Paulo, 10/3/1925).
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ACIMA: A estação do Riacho é mostrada
neste mapa publicado num Guia Levi de 1957, na esquina da rua C. Genoíno
com a Avenida Guaíba, no alto à direita, às margens
do Guaíba. Se ela ainda existia em 1957 é um mistério,
pois o mapa pode ser mais antigo; porém, por esse mapa, a linha
terminava ali, já tendo sido aparentemente desativado o resto
da ferrovia. De Ildefonso Pinto, estação não
mostrada, mas sabidamente na esquina da av. Borges de Medeiros com
a av. Mauá, no cais do Porto, até a estação
do Riacho, a linha percorria toda a margem do rio até a estação
do Riacho. Estará correta a antiga localização
da estação? (Guia Levi, janeiro de 1957).
(Fontes: Fabio Shiro Monteiro; André Huyer; Attila do Amaral:
Primordios e Desenvolvimento do Transporte Ferroviário no Rio
Grande do Sul, Ministério dos Transportes, 1970; Gazeta
do Povo, P. Alegre, 2008; Guias Levi, 1932-60) |
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A estação do Riacho em cartão postal. Cessão
João Pires Barbosa Filho
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Atualização:
19.07.2022
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