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V. F. Rio Grande
do Sul (1927-1975)
RFFSA (1975-1972) |
ILDEFONSO
PINTO
Município de Porto Alegre, RS |
Linha Porto Alegre-Uruguaiana -
km 0 |
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RS-0549 |
Linha de Tristeza - km 0 |
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Inauguração: 1927 |
Uso atual: demolida em 1972 |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Porto Alegre-Caxias foi aberta no trecho entre a Capital e São
Leopoldo em 1874, como a primeira ferrovia do Estado. Em 1876 foi
prolongada até a estação de Novo Hamburgo. Em
1905, a Cie. Auxiliaire assumiu a linha. Apenas em 1909 a linha teve
continuação, partindo de Rio dos Sinos, 7 km antes de
Novo Hamburgo e chegando até Carlos Barbosa, e, no ano seguinte,
até Caxias (Caxias do Sul). Em 1920 a linha foi assumida pela
VFRGS. Foi desativada nos anos 1980; o trecho até São
Leopoldo foi retificado e serve hoje ao sistema Trensurb da Grande
Porto Alegre (trens metropolitanos); entre Rio dos Sinos e Montenegro,
a linha foi erradicada em 1963, substituída por uma variante;
para a frente, existem trilhos ainda em alguns pedaços, mas
oficialmente a ferrovia a partir de Montenegro foi extinta em 1994
pela RFFSA. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Ildefonso Pinto foi construída e inaugurada em 1927
para ser a estação inicial da ferrovia Riacho-Tristeza,
que já existia desde o final do século 19 e que, a partir
desse ano, passou a se iniciar na nova estação. Esta
por sua vez foi interligada também à linha da VFRGS,
de forma que alguns trens para o interior partiam desta estação
e dali seguiam para a estação central de Porto Alegre.
Houve uma inauguração provisória da linha em
9 de março de 1925, com a estação terminal como
um galpão de madeira e o nome de Porto da Velha (ver
caixa abaixo) - a depois chamada de Ildefonso Pinto a partir
de 1927, já com prédio novo e enorme.
Durante a construção, ela teria tido como nome Porto
da Velha.
Pouco depois, nos anos 1930, a pequena ferrovia foi desativada, mas
Ildefonso Pinto seguiu funcionando para a VFRGS. Ficava na
esquina da avenida Borges de Medeiros com a avenida Mauá.
O trem de passageiros e carga saía da estação central, na Rua Voluntários
da Pátria, e, antes de seguir para a estação do Riacho, parava
nesse prédio, na Rua Mauá, ainda de paralelepípedo regular. Não se
vêem os trilhos na foto, mas estão lá.
Em 1972, foi demolida. (veja também estação
de Porto Alegre)
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1925
AO LADO: Inauguração provisoria de Riacho
e de Porto da Velha (Ildefonso Pinto) em março de 1925
(O Estado de S. Paulo, 10/3/1925).
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(Fontes: Olyr Zavaschi, Carlos Frederico Menz;
Ed Keffel; Walter Langbeck; Alfredo Rodrigues; Zero Hora, 2004; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Ildefonso Pinto, anos 1950, junto ao
cais do porto. Ainda não havia sido construído
o muro da avenida Mauá. Foto de artigo publicado no jornal
Zero Hora em 15/05/2004, enviado por Walter Langbeck
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A estação, provavelmente anos 1950. Acervo Alfredo
Rodrigues |
A estação, à esquerda, vista do rio Guaíba,
nos anos 1960. O prédio à direita é o da
prefeitura, então em construção. Foto de
artigo publicado no jornal Zero Hora em 15/05/2004, enviado
por Walter Langbeck. Autor: Ed Keffel |
A estação nos anos 1960. Foto Carlos Frederico
Menz |
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Atualização:
02.02.2022
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