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Cie. Auxiliaire
des Chemins de Fer au Brésil (1910-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1970) |
PORTO ALEGRE-VELHA
Município de Porto Alegre, RS |
Linha Porto Alegre-Uruguaiana -
km 0
Linha de Caxias - km 0 |
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RS-4469 |
Altitude: 5 m |
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Inauguração: 1910 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1910 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Porto Alegre-Caxias foi aberta no trecho entre a Capital e São
Leopoldo em 1874, como a primeira ferrovia do Estado. Em 1876 foi
prolongada até a estação de Novo Hamburgo. Em
1905, a Cie. Auxiliaire assumiu a linha. Apenas em 1909 a linha teve
continuação, partindo de Rio dos Sinos, 7 km antes de
Novo Hamburgo e chegando até Carlos Barbosa, e, no ano seguinte,
até Caxias (Caxias do Sul). Em 1920 a linha foi assumida pela
VFRGS. Foi desativada nos anos 1980; o trecho até São
Leopoldo foi retificado e serve hoje ao sistema Trensurb da Grande
Porto Alegre (trens metropolitanos); entre Rio dos Sinos e Montenegro,
a linha foi erradicada em 1963, substituída por uma variante;
para a frente, existem trilhos ainda em alguns pedaços, mas
oficialmente a ferrovia a partir de Montenegro foi extinta em 1994
pela RFFSA. |
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A ESTAÇÃO: A estação
original de Porto Alegre era um prédio de madeira e
foi inaugurada em 1874 para atender à linha Porto Alegre-São Leopoldo,
aberta nesse ano. Acabou sendo demolida em 1910 (nota: J. R. de
Souza Dias dá essa data, erroneamente, como sendo em 1929),
mesmo ano em que foi entregue a segunda estação, o "Castelinho",
aqui chamada de Porto Alegre-velha.
O jornal local Correio do Povo dizia em 9/11/1909 que "Noticiamos,
há dias, que teriam de ser feitas judicialmente, pelo Governo
Federal, quase todas as desapropriações dos terrenos
de marinha destinados, no Caminho Novo (rua Voluntários da
Pátria?) à construção da estação
central da Viação Férrea. Com efeito, parace
que somente um dos interessados aceitou, ou aceitará, a desapropriação
amigável proposta pelo governo da União, o qual oferece
apenas 225$000 e 250$000 por metro de terreno, quando são muito
mais elevados os preços pedidos pelos proprietários".
A estação nova era um prédio maior, de alvenaria
e na mesma área, se não no mesmo local, da estação original. A frente
também dava para a Voluntários, e era recortado, com
dois andares mais uma torre. No térreo, "à direita
a bilheteria e um quarto de bagagem; à esquerda o buffet, a
sala para senhoras e o toilette." A descrição
do prédio é de 1907, de um relatório de entrega
da já criada VFRGS ao Governo Federal.
Somente para conferência de local, num mapa do Guia Levi
de janeiro de 1970, essa segunda estação,
apelidada de Castelinho, por causa de sua torre, é mostrada
nessa mesma área, com frente para a rua Garibaldi (e
o mapa também mostra que os trilhos avançavam para bem
depois da estação, seguindo pelas avenidas Mauá
e Guaíba até o final da rua Coronel Genuíno).
A estação foi desativada e demolida em 1970, pois sobre
ela passou o viaduto da Conceição.
Nos Guias Levi de 1940 até 1944, a estação
inicial da linha é citada como sendo a de Ildefonso Pinto
- que a partir de 1927, quando foi inaugurada, era a estação
inicial da E. F. do Riacho - seguida da de Porto Alegre,
mas sempre com trens diferentes - ou seja, o trem que partia da primeira
não parava na segunda (Porto Alegre) e vice-versa.
Da mesma forma, não davam a distância de uma para a outra, e a de
Porto Alegre era citada como sendo a km 0. A estação
que a substituiu, a terceira, foi inaugurada em 14 de abril de 1970,
na rua Voluntários da Pátria, 1358.
A partir da desativação do Castelinho, os trens
para Uruguaiana e os de subúrbio para São Leopoldo
passaram a partir de uma estação
um pouco mais adiante, construída num prédio da RFFSA
entre as avenidas Castelo Branco e a rua Voluntários
da Pátria, perto da esquina da rua Garibaldi.
(Veja também ILDEFONSO PINTO; PORTO
ALEGRE-ORIGINAL e PORTO ALEGRE-NOVA)
ACIMA: O pátio da estação
de Porto Alegre, o "Castelinho", com as linhas, em 1915
("Molitor Report", Brazil Railway Co., 1915).
ACIMA: A estação
de Porto Alegre, o "Castelinho",foto sem data, possivelmente anos 1920, em 1915 ("FB/Cores da Memoria).
1923
AO LADO:Explosão
na estação. No mesmo dia, explodiu outra bomba
em Santa Maria e, na estação de Cruz Alta, encontrou-se
uma terceira bomba (O Estado de S. Paulo, 22/9/1924).
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1924
AO LADO:
Ligação da estação de Porto Alegre
ao porto da cidade (O Estado de S. Paulo, 22/9/1924).
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ABAIXO: A antiga estação ferroviária da Rua da Conceição inundada
em 1941. Ao fundo, o Edifício Ely, atual Tumelero (Autor desconhecido).
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1957
À ESQUERDA: Soldado gaúcho de plantão
na estação de Porto Alegre durante a greve de
1957 contra a incorporação da VFRGS pela União
(O Estado de S. Paulo, 4/7/1957).
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ACIMA:
O Castelinho, à direita, no alto, ainda existe (1970).
À direita, o viaduto passou sobre ele (1972) (Jornal
Zero Hora, 2006).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Alcindo Costa; Coaraci Camargo; Ivanhoé Freitas; Germano Oscar
Moehlecke; Guilherme Citolin; Wanderley Duck; Acervo Carlos Cornejo
e Eduardo Gerodetti; Zero Hora, Porto Alegre, 2006; Zero Hora, Porto
Alegre, 18/02/1996; Correio do Povo, 1909; Revista Ferroviária, 08/2000;
J. R. Souza Dias: Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, 1987; Attila
do Amaral: Primórdios e Desenvolvimento do Transporte Ferroviário
do Rio Grande do Sul, 1970; Brazil Railway Co: Molitor Report, 1915;
Correio dos Ferroviários, 1972; Guias Levi, 1940-1981; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação original de Porto Alegre, foto sem data.
Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, J. R. Souza Dias,
1987
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A estação original de Porto Alegre, foto sem data.
Acervo Carlos Cornejo e Eduardo Gerodetti |
Construção da estação "nova"
de Porto Alegre, c.1898. Caminhos de Ferro do Rio Grande
do Sul, J. R. Souza Dias, 1987 |
A estação de Porto Alegre, sem data. Foto de cartão
postal, acervo Carlos Cornejo |
Estação de Porto Alegre, sem data. Foto de cartão
postal, acervo Carlos Cornejo |
A estação em 1922. Acervo Coaraci Camargo |
A estação, em primeiro plano, com o pátio
lotado de composições atrás. Provavelmente
anos 1960. Realmente, ela ficava onde hoje é o viaduto
da Conceição. Acervo Wanderley Duck |
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Atualização:
25.03.2021
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