|
|
E.
F. do Riacho (1912-1938)
V. F. Rio Grande do Sul (1938-1966) |
PEDRA
REDONDA
Município
de Porto Alegre, RS |
Linha de
Tristeza - km |
|
RS-1228 |
|
|
Inauguração: 1912 |
Uso atual: demolida |
|
sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1912
(já demolido) |
|
HISTORICO
DA LINHA: A E. F. do Riacho foi aberta em 1899 para o transporte de
cubos entre o bairro do Riacho e do Asseio. Estes cubos eram feitos
a partir de matéria excrementosa que deveria ser prensada e
despejada no trapiche da Ponta do Mello. A partir de 1900, a ferrovia
passou a transportar também passageiros, bagagens e mercadorias.
A tração era animal, passando para trens a vapor aparentemente
nos anos 1910. Em 1912, a linha foi estendida até a praia de
Pedra Redonda e construído também um ramal para Vila
Nova. Em 1924, levou-se a linha até o cais do porto para transportar
pedras para as obras desse cais. Em seguida, em 1927. a linha foi
levada a té a recém-inaugurada estação
de Ildefonso Pinto, que também se ligava com a estação
central de Porto Alegre e de onde também saíam trens
da VFRGS para o interior do Estado. Os guias de horários ainda
acusam trens entre as estações de Riacho e de Pedra
Redonda, passando por Tristeza, em 1932, mas já não
os acusam em 1938. Attila do Amaral afirma que a linha passou para
a administração da VFRGS em 1938 e que nessa época
a extensão total de suas linhas era de 13,770 km. Também
diz que essa linha foi erradicada somente em 1966. |
|
A ESTAÇÃO:
A estação de Pedra Redonda foi inaugurada em
1912. Passou a ser a ponta de um ramal que originalmente seguai somente
até a Tristeza. Em 1912, a linha foi estendida até
a praia de Pedra Redonda e construído também
um ramal para Vila Nova. Em 1924, levou-se a linha. Os guias
de horários ainda acusam trens entre as estações
de Riacho e de Pedra Redonda, passando por Tristeza,
em 1932, mas já não os acusam em 1938. Attila do
Amaral afirma que a linha passou para a administração
da VFRGS em 1938 e que nessa época a extensão total
de suas linhas era de 13,770 km. Ele também afirma que essa
linha foi erradicada somente em 1966. Vários historiadores,
entretanto, dão como sendo o ano da extinção
do transporte de passageiros na E. F. do Riacho como sendo 1932. "De
fato, a estrada de ferro seguia até a Pedra Redonda e era muito frequentada
nos finais de semana pelos porto-alegrenses que iam se banhar nas
praias do então prisco Guaíba. Meus pais nos anos 30 também se valiam
desse transporte ocasionalmente." (Hans Helmut Zurn,
Florianópolis, SC) "A linha de trem ia até a Pedra
Redonda. Que eu saiba, até ali no início da Coronel Marcos, perto
do clube dos engenheiros, onde dava a volta. A linha passava por baixo
da pontezinha da Vila Conceição. Se se olhar para baixo da ponte se
vê o "rasgo" feito na pedra por onde passavam os trilhos."
(Eric Bronger, Porto Alegre, RS) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
27.02.2006
|
|