|
|
Cie.
Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1910-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-c. 1963) |
FORTALEZA
Município
de Montenegro, RS |
Linha Barreto-Montenegro
(1938-1950)
Linha PA-Uruguaiana (1910-1938) |
|
RS-2806 |
|
|
Inauguração: 10.05.1910 |
Uso atual: n/d |
|
sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d
|
|
HISTORICO
DA LINHA: A linha Barreto-Montenegro foi aberta como parte da linha
Porto Alegre-Uruguaiana, em 1910 e 1911, ligando essas duas estações
e a de Barreto a Ligação (General Câmara) e Santo
Amaro (Amarópolis), de forma a que a ferrovia finalmente pudesse
lgiar por via férrea Porto Alegre a Uruguaiana, como seu nome
dizia já havia mais de trinta anos. Com as mudanças
na linha férrea em 1938, o trecho Barreto-Montenegro acabou
ficando fora dessa ligação (embora o trecho Barreto-Santo
Amaro tenha sido incorporado) sobrevivendo ainda pelo menos até
1962 com trens de passageiros, que em 1965 já não existiam
mais. Mais tarde, os trilhos foram retirados. |
|
A ESTAÇÃO:
A estação de Fortaleza foi inaugurada em 1910,
no dia em que se completou a ligação entre Barreto
e Montenegro, esta na antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo.
No ano seguinte, a linha Barreto-Ligação
(General Câmara) seria aberta e a linha Porto
Alegre-Uruguaiana finalmente chegaria a Porto Alegre. Acabariam
então em 1911 as viagens por via fluvial no rio Jacuí.
Em 1938, uma nova variante saindo de Barreto diminuiria o percurso
dali para Porto Alegre em 50 km. O trecho Barreto-Montenegro
ainda teria trens de passageiros e ficaria aberto até pelo
menos 1962. Em 1965, já não estava mais ativo. Não
sei a situação atual da estação de Fortaleza,
nem se o prédio ainda existe. (Fontes: Guias Levi,
1940-1981; Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do
Sul, IPHAE, 2002) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
21.02.2005
|
|