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Cie. Auxiliaire
des Chemins de Fer au Brésil (1909-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1978) |
MONTENEGRO
Município de Montenegro, RS |
Linha PA-Uruguaiana (até 1938)
Linha de Caxias - km 829,652 (1960) |
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RS-1175 |
Altitude: 131 m |
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Inauguração: 02.07.1909 |
Uso atual: pinacoteca e ateliê livre
(2016) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1909 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha Porto
Alegre-Caxias foi aberta no trecho entre a Capital e São Leopoldo
em 1874, como a primeira ferrovia do Estado. Em 1876 foi prolongada
até a estação de Novo Hamburgo. Em 1905, a Cie.
Auxiliaire assumiu a linha. Apenas em 1909 a linha teve continuação,
partindo de Rio dos Sinos, 7 km antes de Novo Hamburgo e chegando
até Carlos Barbosa, e, no ano seguinte, até Caxias (Caxias
do Sul). Em 1920 a linha foi assumida pela VFRGS. Foi desativada nos
anos 1980; o trecho até São Leopoldo foi retificado
e serve hoje ao sistema Trensurb da Grande Porto Alegre (trens metropolitanos);
entre Rio dos Sinos e Montenegro, a linha foi erradicada em 1963,
substituída por uma variante; para a frente, existem trilhos
ainda em alguns pedaços, mas oficialmente a ferrovia a partir
de Montenegro foi extinta em 1994 pela RFFSA. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Montenegro foi inaugurada em 1909 pela Cie. Auxiliaire e
desde o seu início já era o ponto de bifurcação
da linha que vinha de Porto Alegre: uma seguindo para Carlos
Barbosa (e que no ano seguinte seria estendida até Caxias)
e outra para Barreto, na Porto Alegre-Uruguaiana, fazendo
com que, depois de quase 30 anos, os trens procedentes de Santa
Maria, Uruguaiana e dos Estados do Paraná e São
Paulo pudessem finalmente atingir a Capital do Estado.
A estação,
portanto, serviria as duas linhas, até 1937, quando foi aberta
a variante ligando Diretor Pestana a Barreto,
encurtando em 50 km a linha para Uruguaiana e evitando a passagem
por Montenegro, que passou a atender apenas as linhas para
Caxias e Canela.
O trecho Barreto-Montenegro ainda
teria trens de passageiros e ficaria aberto até pelo menos
1962. Em 1965, já não estava mais ativo.
Por ser entroncamento,
a estação possuía restaurante, que ficava num
anexo em madeira.
Nos anos 1940, o prédio passou por grandes
modificações arquitetônicas, ganhando inclusive
o segundo pavimento.
A linha em Montenegro somente foi oficialmente
extinta em 1994, mas já há algum tempo ela já
estava desativada. Há notícias de trens de passageiros
ainda parando na estação em julho de 1976; já
não existiam mais em 1978. Em 1978, os guias de horário
mencionavam a estação de Montenegro-nova, que
estava na variante General Luz-Passo Fundo, na junção
para a nova linha que saía para Montenegro. aberta cerca
de 1966 e por onde passaaram a correr os trens para Caxias,
entre as estações de Diretor Pestana e de Montenegro.
"Quanto à ferrovia que ia
de Montenegro a Carlos Barbosa, lembro-me ainda dos trens passando por
ela, pois tenho 39 anos e as atividades se encerraram em 1978. A estação
de Montenegro infelizmente está abandonada (em 2005), embora
a prefeitura tenha negociado a área para implantação
de um museu, há cerca de 2 anos o prédio foi vítima
de um incêndio criminoso. Entretanto, uma parceria entre a Prefeitura
e a empresa Copesul viabilizará a restauração
completa do prédio" (Gelson Garcia, Montenegro,
03/2005).
Realmente,
em novembro de 2006 a estação foi reinaugurada depois
de restaurada. Ali passaram então a funcionar uma pinacoteca
e um ateliê livre.
(Veja também MONTENEGRO-NOVA)
ACIMA: Pátio da estação de
Montenegro, lotada de carros e vagões em 1931 (Eu Sei Tudo,
junho de 1931).
ACIMA: Esquema da linha antiga que passava por Montenegro até
1978 e também da ligação da linha velha com a
estação de Montenegro-nova (Foto e esquema Gelson Garcia,
03/2005).
(Fontes: Gelson
Garcia; Daniel Gentili; Arthur Victoria Silva; Valéria Dallegrave;
Acervo Darcy e Aracy dos Santos; Revista Ferroviária, 08/2000;
Eu Sei Tudo, 1931; J. R. Souza Dias: Caminhos de Ferro do Rio Grande
do Sul, 1987; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande
do Sul, 2002; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias
Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Montenegro. Cartão postal,
talvez anos 1920. Autor desconhecido |
A estação em 19/04/1926. Acervo Darcy e Aracy
dos Santos, cessão Arthur Victoria Silva |
A estação de Montenegro, por volta de 1940. Cessão
Gelson Garcia |
O trem Minuano, na estação de Montenegro, por
volta de 1957. Foto da Revista Ferroviária |
A estação de Montenegro abandonada, em 03/2005.
Foto Gelson Garcia |
A estação de Montenegro abandonada, em 03/2005.
Foto Gelson Garcia |
A estação de Montenegro abandonada, em 03/2005.
Foto Gelson Garcia |
A estação de Montenegro abandonada, em 03/2005.
Foto Gelson Garcia |
A estação de Montenegro abandonada, em 03/2005.
Foto Gelson Garcia |
A estação em final de reforma, em 10/2006. Foto
Valéria Dallegrave |
A estação já restaurada, em 2007. Autor
desconhecido |
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Atualização:
06.11.2018
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