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Cie. Auxiliaire
des Chemins de Fer au Brésil (1912-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ALEGRETE
Município de Alegrete, RS |
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km 747,179
(1960) |
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RS-0673 |
Altitude: 92 m |
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Inauguração: 22.11.1907 |
Uso atual: abandonada (2018) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1934 |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Porto
Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando
Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para
se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação
fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire,
empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda
administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente
Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção
da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação
da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha
Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente.
Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50
km. Durante os seus anos de operação foram construídas
algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando
algumas estações de sua linha original. Em 1957 foi
encampada pela RFFSA. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar
os trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens
cargueiros da concessionária ALL desde esse mesmo ano. |
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A ESTAÇÃO: A linha entre Uruguaiana e Alegrete estava praticamente pronta em
1897, operada pelo empreiteiro Carlos Alegre. Tendo ele morrido
em 1899, a Great Southern Ry., que tinha a concessão da linha
Barra do Quaraim-Uruguaiana-Itaqui, passou a operar a linha
provisória. Nessa época, não existia a ligação
entre Cacequi, ponto final da E. F. Porto Alegre-Uruguaiana,
e Alegrete. A linha ia até um ponto chamado Carvoracy,
nas vizinhanças da cidade, e em 1902, na parte norte da mesma,
já existiria a primitiva estação de Alegrete.
A data de 1907 é considerada como a da inauguração
da estação.
A ligação Cacequi-Alegrete somente foi concluída
em 1912, quando mudaram a estação de local e a inauguraram
no ponto atual.
No início dos anos 1930 começou a construção
de um prédio novo para a estação, no mesmo local
da anterior. Em 1934, ele foi entregue e é o atual.
Os trens de passageiros da linha Porto Alegre-Uruguaiana pararam
em 02/02/1996. A estação chegou a ser utilizada
pela ALL e, com a compra desta pela Rumo, passou a ser usada por esta
em 2015 até ser fechada pouco tempo depois.
ACIMA: A estação, sem data ou autor).
ACIMA: Parte do pátio da estação
de Alegrete, em 26/12/2008 (Foto Bernardo Cerentini).
ACIMA: Pátio
de Alegrete em 16/10/2016 (Portal AlegreteTudo).
ACIMA: Pátio e estação de Alegrete em 2020 (Foto Vagner Feksa em 21/4/2020).
(Fontes: Bernardo Cerentini; Vitor Hugp Langaro; Alfredo Rodrigues; Vagner Feksa; Gazeta Mercantil,
1996; AlegreteTudo; Zero Hora, 09/03/1984; IPHAE: Patrimônio
Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; VFRGS: Relatórios
anuais, 1920-68; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação original de Alegrete. Provavelmente
anos 1910. Autor desconhecido |
A estação atual em fim de construção.
Foto provavelmente de 1933. Foto de relatório da VFRGS |
Pátio da estação, nos anos 1980. Foto Alfredo
Rodrigues |
A estação de Alegrete em 02/1996. Foto Alfredo
Rodrigues |
A estação de Alegrete em 02/1996. Foto Alfredo
Rodrigues |
A estação, c. 2000. Foto do livro Patrimônio
Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 86 |
Plataforma e cobertura da estação em 19/4/2009.
Foto Bernardo Cerentini |
A estação em 2/1/2010. Foto Bernardo Cerentini |
A estação em 2016. Foto Joaquim Machado |
A estação em 24/12/2020. Foto Vitor Hugo Langaro |
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Atualização:
19.02.2022
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