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E. F. Porto Alegre
a Uruguaiana (1883-1898)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1898-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1962) |
AMARÓPOLIS
(antiga SANTO AMARO)
Município de General Câmara,
RS |
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km 759,169
(1960) |
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RS-2812 |
Altitude: 13 m |
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Inauguração: 07.03.1883 |
Uso atual: abandonada (2016) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1883 |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883,
ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do
Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação
fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire,
empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda
administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente
Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção
da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação
da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha
Porto Alegre-Novo Hamburgo. Somente em 1911, a construção
da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação
férrea com a Capital, utilizaando-se parte da antiga linha
Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente.
Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Durante os seus anos de operação
foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e
distâncias, eliminando algumas estações de sua
linha original. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu
a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os
trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros
da concessionária ALL desde esse mesmo ano. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Santo Amaro foi inaugurada em 1883 pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana.
"A 7 de março de 1883 era inaugurado o trecho ferroviário
entre o povoado de Margem do Taquari e Cachoeira do Sul, com estação
em Santo Amaro" (Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, IBGE, 1959, vol. XXXIII).
Na época da construção do primeiro trecho, até
Cachoeira do Sul, discutia-se se a estação
do Rio Pardo deveria ser o ponto inicial da ferrovia, visto
que, no início, ela não partiria de Porto Alegre:
a capital da Provincia era alcançada pela navegação
fluvial pelo rio Jacuí.
Rio Pardo ficava às margens desse rio, mas Santo
Amaro, que em 17 de maio de 1945 teve o nome alterado para
Amarópolis, também, e era mais próxima da
capital: ficou sendo esta última a estação inicial.
A sede do município foi transferida para General Câmara.
(NOTA DO AUTOR: A LITERATURA SOBRE A ABERTURA DESTE PRIMEIRO TRECHO
É CONTROVERSA QUANTO À ESTAÇÃO INICIAL:
SANTO AMARO OU MARGEM DO TAQUARI (A GENERAL
CÂMARA ATUAL) DEVERIA ENTÃO EXISTIR UMA LINHA
DA ESTAÇÃO DE SANTO AMARO ATÉ A MARGEM DO RIO,
ONDE SE TOMAVA O VAPOR PARA PORTO ALEGRE.)
A abertura da variante Barreto-Ramiz Galvão, em 1962,
eliminou a estação de Amarópolis da linha.
Os trilhos foram retirados.
Permaneceu entretanto uma ligação entre a variante até
General Câmara - a velha Margem do Taquari - devido
ao Arsenal do Exército, que fora instalado ali no local das
antigas oficinas da EFPAU).
A estação desativada serviu por algum tempo como restaurante
(4 Estações) e moradia. Em 2016 estava abandonada.
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1883
AO LADO: Inauguração da linha entre Margem do Taquari e Cachoeira (A Provincia de S. Paulo, 13/3/1883).
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(Fontes: Alejandro Tumanoff ;Câmera Viajante,
04/2006; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande
do Sul, 2002; J. R. Souza Dias: Caminhos de Ferro do Rio Grande do
Sul, 1987; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. XXXIII, 1959, ; Eng. Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações
e paradas, 1962; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, c. 2000. Foto do livro Patrimônio
Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 238
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A estação de Amaropolis em 2016. Autor desconhecido |
A estação de Amaropolis em 2016. Autor desconhecido
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A estação de Amaropolis em 2016. Foto Alejandro
Tumanoff |
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Atualização:
12.08.2020
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