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V.
F. Rio Grande do Sul (1928-c.1973) |
LIMA
BRANDÃO
Município
de |
Linha Porto
Alegre-Uruguaiana - km 667,605 (1960) |
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RS-3375 |
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Inauguração: 02.07.1928 |
Uso atual: demolida |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já
demolido) |
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HISTORICO
DA LINHA: A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa
federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira
(Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se
a navegação fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi
encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga, e em 1905 passou a ser
a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas. Em 1907,
os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina.
Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro
possibilitou a ligação da longa linha com a Capital,
utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em
1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1957 foi encampada pela
RFFSA. Durante os seus anos de operação foram construídas
algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando
algumas estações de sua linha original. Em 1938, a variante
Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro
de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, que,
hoje transporta os trens cargueiros da concessionária ALL desde
esse mesmo ano. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Lima Brandão foi inaugurada
em 1928. A abertura de uma variante na região por volta de
1973 tirou-a da linha. "Esse local me foi indicado pelo casal
Ronaldo e Inês, de Pederneiras, que me levaram até lá de carro por
uma estreita estrada de terra (agradeço a ambos pela ajuda prestimosa).
Pra quem não conhece o lugar, é impossível chegar até lá. Ronaldo
conhece porque estudou no colégio que ficava bem ao lado da estação.
E de fato alí existem alguns poucos vestígios, com o um poço que servia
a estação e a gruta onde havia uma imagem de Nossa Senhora. Tudo tomado
pelo mato. Pelo que Ronaldo me contou, a ferrovia que alí existia
foi desativada, dando lugar a que premanece até hoje, provavelmente
um atalho" (Carlos Latuff, 12/2005). (Fontes: Guias Levi,
1940-1981; Carlos Latuff; VFRGS, suas estações e paradas,
Eng. Ariosto Borges Fortes, 1962; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960) |
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Posição da antiga estação, hoje
demolida, e os trilhos, há anos retirados. Foto e esquema
Carlos Latuff
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Ruínas da estação de Lima Brandão.
Foto Carlos Latuff |
Ruínas da estação de Lima Brandão.
Foto Carlos Latuff |
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Atualização:
30.09.2006
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