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V. F. Rio Grande
do Sul (1925-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PERTILLE
Município de Cachoeira do Sul, RS |
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km 604,173
(1960) |
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RS-0660 |
Altitude: |
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Inauguração: 03.07.1925 |
Uso atual: abandonada (2017) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1973 |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Porto
Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando
Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para
se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação
fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire,
empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda
administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente
Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção
da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação
da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha
Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente.
Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Durante os seus anos de operação
foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e
distâncias, eliminando algumas estações de sua
linha original. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu
a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os
trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros
da concessionária ALL desde esse mesmo ano. |
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A ESTAÇÃO: A parada de Pertille
foi inaugurada em 1925. O nome desta teve origem em Ernesto Pertille, grande produtor de arroz local. A participação de Pertille foi tão intensa no local onde plantava arroz que, em 03 de julho de 1925, a então Viação Férrea (VFRGS) batizou o local como parada Pertille e, a partir de 10 de abril de 1930, como estação de Pertille.
Em 10/04/1930, passou a ser estação de 5a classe.
Ali se carregavam grandes quantidades de arroz, vindas pelo rio Jacuí,
às margens do qual a estação se situava.
Ainda têm os trilhos junto a ela, pois a variante de 1973 vinda
de Ildefonso Fontoura terminava nela. Na verdade, um
pouco antes dela; mesmo assim, foi construída uma nova estação,
no estilo da de Pederneiras-nova.
A velha foi demolida, mas os trens ainda passam junto à sua
plataforma.
ACIMA: Plataforma da antiga e demolida estação
de Pertille-velha (Foto Vitor Hugo Langaro em 2017).
(Fontes: Leonardo Araujo; Marcelo Miranda; Flavio Cavalcanti; IPHAE:
Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; VFRGS:
Relatórios anuais, 1930-60; Eng. Ariosto Borges Fortes: VFRGS,
suas estações e paradas, 1962; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Correio dos Ferroviários, agosto/setembro
/1973; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação original de Pertile, sem data. Foto
do site Centro-Oeste, de Flávio Cavalcanti
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Estação nova de Pertile em 2011. Foto Marcelo
Miranda |
A estação atual em 2017. Foto Vitor Hugo Langaro |
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Atualização:
12.07.2018
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