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The Porto Alegre
and New Hamburg Brazilian Ry. (1874-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
DIRETOR
PESTANA
(antiga GRAVATAÍ)
Município de Porto Alegre, RS |
Linha Porto Alegre-Uruguaiana -
km 852,842 (1960)
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RS-0696 |
Altitude: 4,919 m |
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Inauguração: 14.04.1874 |
Uso atual: depósito |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Porto Alegre-Caxias foi aberta no trecho entre a Capital e São
Leopoldo em 1874, como a primeira ferrovia do Estado. Em 1876 foi
prolongada até a estação de Novo Hamburgo. Em
1905, a Cie. Auxiliaire assumiu a linha. Apenas em 1909 a linha teve
continuação, partindo de Rio dos Sinos, 7 km antes de
Novo Hamburgo e chegando até Carlos Barbosa, e, no ano seguinte,
até Caxias (Caxias do Sul). Em 1920 a linha foi assumida pela
VFRGS. Foi desativada nos anos 1980; o trecho até São
Leopoldo foi retificado e serve hoje ao sistema Trensurb da Grande
Porto Alegre (trens metropolitanos); entre Rio dos Sinos e Montenegro,
a linha foi erradicada em 1963, substituída por uma variante;
para a frente, existem trilhos ainda em alguns pedaços, mas
oficialmente a ferrovia a partir de Montenegro foi extinta em 1994
pela RFFSA. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Gravataí foi inaugurada em 1874 e recebeu o nome aparentemente
devido à sua proximidade com o rio do mesmo nome.
Em 20/12/1934, passou a se chamar Diretor Pestana, ou
Diretor Augusto Pestana, homenageando um dos diretores da VFRGS.
Em 1938, passou a ser o ponto de bifurcação entre as linhas da Porto
Alegre-Caxias do Sul, a original de 1874, e a variante Diretor
Pestana-Barreto, que diminuiu a distância de Porto Alegre
ao rio Taquari em 50 quilômetros, tornando, agora sim, viável,
a chegada de passageiros à Capital, por trem, vindos do interior.
Até aí, segundo relatos, mesmo depois de 1911, quando a linha de
Uruguaiana foi ligada à de Caxias do Sul em Montenegro,
com uma volta tão grande que muitos continuavam a fazer o que faziam
desde 1874: desciam do trem no rio Taquari e tomavam o vapor
para Porto Alegre.
Em 15/2/1954, já se pensando na remodelação da
estação de Porto Alegre, que estando no centro
da cidade já causava problemas de acesso, iniciaram-se as obras
da estação provisória de Diretor Pestana,
visando desviar o embarque dos trens para o interior para esse local.
Não consegui encontrar a continuidade disto, mas a partir de
1984, realmente esses trens passaram a sair daqui (veja mais abaixo
no texto).
A estação de Diretor Pestana tinha um pátio muito grande, onde,
mesmo após o abandono da linha, continuou em meio a casas abandonadas
e outras ainda habitadas por famílias, a servir de pátio de embarque
e desembarque de madeiras. Na prática, a estação (cujo prédio de passageiros
já parece ter sido demolido, pois não consegui achá-lo de jeito nenhum
em meio ao mato e à imensidão do pátio, onde estive em 09/02/2004)
já era em 2004 o ponto inicial da linha Porto Alegre-Uruguaiana:
ficava atrás da estação Aeroporto, da TRENSURB, e ali praticamente
os trilhos acabam.
Dali para a frente, em direção ao porto, os trilhos foram retirados
ou estavam enterrados, para somente reaparecerem no porto, na região
da Voluntários da Pátria, e sem uso, claro. Para o lado de Canoas,
para onde segue a linha, esses trilhos acompanhavam o leito eletrificado
da TRENSURB, ao lado esquerdo da linha, cruzando o rio Gravataí
em pontes de ferro antigas (as linhas do trem metropolitano cruzam numa
ponte independente, mais alta) e, na altura da antiga estação
de Standard, três quilômetros à frente de Diretor Pestana,
separavam-se, entrando na variante de 1938, hoje cargueira.
Pouco antes dessa ponte, sai um desvio para o distrito industrial
da Capital, e também existe outro logo depois da ponte.
Ambos estão hoje abandonados.
Segundo Aloyzio Achutti, num artigo do jornal Zero
Hora de 1996, a estação, provavelmente nos anos 1980 e até
1996, passou, quando acabaram os trens de passageiros para Uruguaiana)
a ser o ponto inicial dos trens de passageiros, pois a estação
central de Porto Alegre não mais existia.
Essa estação foi construída junto com as da TRENSURB e aparentemente nada mais é que o prolongamento da plataforma
da estação de Aeroporto, da TRENSURB. Ela não
era mais utilizada em 2003, apenas a de Aeroporto. Nessa época,
na cobertura dessa plataforma ainda estava escrito, no concreto, "Estação
Diretor Augusto Pestana". De qualquer forma, a desolação
em Diretor Pestana, mesmo com locomotivas da ALL ainda
manobrando vagões de madeira, era desoladora. Em 2017 o prédio
ainda estava de pé.
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1917
À ESQUERDA: Acidente entre a estação central de Porto Alegre e a de Gravataí (esta depois passou a ser chamada de Diretor Pestana)
(O Estado de S. Paulo, 1/1/1917). |
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1958
À ESQUERDA: Acidente com o
trem suburbano para São Leopoldo no pátio de
Diretor Pestana (Folha da Manhã, 17/7/1958).
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ACIMA: Pátio da estação
de Diretor Pestana, possivelmente anos 1970 (Autor desconhecido).
ACIMA: O pátio da estação
Diretor Pestana, nos anos 1980, Ainda se vêem diversos
carros de passageiros, provavelmente todos ainda funcionando nos trens
da linha Porto Alegre-Uruguaiana, na época (Foto Alfredo Rodrigues).
ACIMA: Trem de passageiros aguardando saída na estação,
em 1990. Na época, Diretor Pestana já era a estação
de saída dos trens para o interior (Foto Carlos Roberto de
Almeida).
ACIMA: Placa de quilometragem (a partir de Porto Alegre) e
altitude (Foto Vitor Hugo Langaro em 10/10/2017).
ACIMA: Interior da estação e a escadaria que dava acesso
à plataforma (Foto Vitor Hugo Langaro em 10/10/2017).
(Fontes:
Ralph Giesbrecht, pesquisa local; Vitor Hugo Langaro; Ronek; Carlos
Roberto de Almeida; Alcindo Costa; Alfredo Rodrigues; Revista Ferroviária,
08/2000; J. R. Souza Dias: Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul,
1987; Attila do Amaral: Primórdios do Desenvolvimento do Transporte
Ferroviário do Rio Grande do Sul, 1970; Zero Hora, 18/02/1996; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Fachada da estação em frente ao aeroporto nos
anos 1970. Foto Ronek |
A estação de Diretor Pestana "nova",
em 2003, ao lado das linhas da Trensurb. Foto Alcindo Costa |
Pátio da antiga estação com locomotiva
manobrando, em 09/04/2003. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Pátio da antiga estação com locomotiva
manobrando, em 09/04/2003. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Plataformas da estação em 10/10/2017. Foto Vitor
Hugo Langaro |
Plataformas da estação em 10/10/2017. Foto Vitor
Hugo Langaro |
Parte das plataformas. Foto Thomas Wellington dos Santos em 27/07/2021
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Atualização:
25.06.2023
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