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Indice de estações
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Cacequi
Entroncamento
Saican
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Saída para o ramal de Santana de Livramento: São
Simão
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cie. Auxiliaire
des Chemins de Fer au Brésil (1909-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ENTRONCAMENTO
Município de Cacequi, RS |
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km
638,762 (1960) |
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RS-0672 |
Altitude: 86 m |
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Inauguração: 15.11.1907 |
Uso atual: em ruínas (2017) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1942 |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883,
ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do
Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação
fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire,
empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda
administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente
Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção
da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação
da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha
Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente.
Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50
km. Durante os seus anos de operação foram construídas
algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando
algumas estações de sua linha original. Em 1957 foi
encampada pela RFFSA. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar
os trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens
cargueiros da concessionária ALL desde esse mesmo ano. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Entroncamento
foi inaugurada provavelmente em 1907 pela Cie. Auxiliaire.
Os trens saíam de Cacequi, mas a bifurcação
das linhas dava-se nesta estação, com um nome apropriado
para isso.
Em 21/11/1942, de forma provisória, foi entregue um novo
prédio pela Construtora Sul Brasil S. A., para a estação.
No ano seguinte o uso do prédio passou a ser definitivo.
Os trens de passageiros da linha Porto Alegre-Uruguaiana
pararam em 02/02/1996. Os da linha de Livramento, pelo menos
até 1984, ainda existiam.
Em 1990, a estação ainda estava de pé - veja
fotos abaixo. Em 2017, a estação de Entroncamento
já estava praticamente toda ela demolida, com exceção
de uma parede que ainda teimava em ficar de pé e também
de um suporte metálico da cobertura da plataforma, enferrujado.
Ainda existiam as três linhas do pátio: a linha para
quem chegava do ramal de Livramento, a linha da estação
e a linha que seguia para Alegrete, esta mais afastada da
estação.
ACIMA: Placa da estação, em
meio ao mato. ABAIXO: Os três desvios: à esquerda
para quem chegava de Livramento; ao dentro, desvio para a estação
e à direita, para quem ia para Alegrete (Fotos Vitor Hugo
Langaro, em 15/4/2017).
ACIMA: O armazém da estação, hoje já
demolido (Sem data e autor).
(Fontes: Vitor Hugo Langaro;
Coaraci Camargo; Adalberto Antiquera; Gazeta Mercantil, 1996; Zero
Hora, 09/03/1984; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do
Rio Grande do Sul, 2002; VFRGS: Relatórios anuais, 1920-68;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81)
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Ao fundo, ao longe, após a curva, a estação
de Entroncamento, com telhado avermelhado. Foto Coaraci Camargo,
em 1990.
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A estação de Entroncamento. Nota-se à esquerda
o quilômetro zero do ramal de Livramento. Foto Coaraci
Camargo, em 1990 |
A estação de Entroncamento, nos anos 1990. Foto
Adalberto Antiqueira |
A estação, sem data e autor. |
Ruinas da estação. Sem data e autor |
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Atualização:
03.11.2017
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