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E.
F. Porto Alegre a Uruguaiana (1883-1898)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1898-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1962) |
PORTO
DOS DOURADOS
Município
de Vale Verde, RS |
Linha Porto
Alegre-Uruguaiana - km 730,494 (1960) |
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RS-3742 |
Altitude: - |
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Inauguração: 07.03.1883 |
Uso atual: demolida |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1883 |
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HISTORICO
DA LINHA: A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa
federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira
(Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se
a navegação fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi
encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga, e em 1905 passou a ser
a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas. Em 1907,
os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina.
Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro
possibilitou a ligação da longa linha com a Capital,
utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em
1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1957 foi encampada pela
RFFSA. Durante os seus anos de operação foram construídas
algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando
algumas estações de sua linha original. Em 1938, a variante
Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro
de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, que,
hoje transporta os trens cargueiros da concessionária ALL desde
esse mesmo ano. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Porto dos Dourados foi inaugurada com o nome de Ildefonso
Pinto em data não identificada. O nome original foi alterado quando uma estação com o mesmo nome foi aberta no centro de Porto Alegre,
com a encampação
da Estrada de Ferro do Riacho e
que já tinha uma estação com o mesmo nome, o
nome desta foi alterado para Porto dos Dourados, denominação
do local em que se situava a estação.
"Porto
dos Dourados. Quando criança costumava passar ali alguns dias com meu
tio que era chefe da estação. Adorava ir para lá. Não tinha luz elétrica
e a casa mais perto ficava a 3 km. Com meus primos, andávamos pelas
coxilhas de pés descalços. Andei pelo mundo afora mas nunca voltei
neste local que não fica muito longe de Porto Alegre" (Valéria
Dallegrave, 10/2006).
A abertura da variante Barreto-Ramiz Galvão,
em 1962, eliminou esta estação da linha. Os trilhos
foram retirados
Em 5 de fevereiro de 2023, Mateus Fernandes, de São Leopoldo,
RS, esteve na propriedade de Porto dos Dourados no município de Vale Verde (este, criado em 1995). Fez algumas fotos do acesso, da estrada de acesso e da localização da estação, vista à distância. Os pilares estavam em meio à plantação de soja. Como ele não tinha drone, só tirou a foto de onde consguiu chegar. Sua mãe é neta de um ferroviário que trabalhou nesta estação, onde moravam nas proximidades. O atual proprietário os convidou para voltarem depois da colheita da soja, quando o acesso fica melhor e os pilares mais expostos. Entre a rodovia e a propriedade, roda-se dez quilômetros (Mateus Fernandes, 5/2/2023).
ACIMA: O local exato onde ficava o prédio da estação, apontado pelo proprietário atual da terra (Foto Mateus Fernandes, em 5/2/2023).
(Fontes: Valeria Dallegrave, 2006; Mateus Fernandes, 2023; Guias Levi, 1940-1981; Eng. Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações
e paradas, 1962; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960
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Atualização:
23.02.2023
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