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E. F. Porto Alegre
a Uruguaiana (1885-1898)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1898-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1962) |
MONTE
ALEGRE
Município de General Câmara,
RS |
Linha Porto Alegre-Uruguaiana -
km 739,956 (1960) |
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RS-2814 |
Altitude: 16 m |
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Inauguração: 07.03.1883 |
Uso atual: abandonada (2016) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1883 |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883,
ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do
Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação
fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire,
empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda
administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente
Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção
da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação
da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha
Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente.
Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Durante os seus anos de operação
foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e
distâncias, eliminando algumas estações de sua
linha original. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu
a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os
trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros
da concessionária ALL desde esse mesmo ano. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Monte Alegre foi inaugurada em 1883 pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana.
Segundo Ariosto Borges, a estação estava próxima
ao arroio Monte Alegre e servia "a uma região orizícula
do Estado, seu nome está ligado a um dos cerros que lhe está
próximo e do qual se descortina um vasto e alegre panorama".
A abertura da variante Barreto-Ramiz Galvão, em 1962,
eliminou esta estação da linha. Os trilhos foram retirados.
Em 2005 a estação era propriedade particular e estava
sendo reformada, depois de anos de abandono. "Hoje estamos
cuidando, estudando sua história e procurando recuperar o ambiente
e sua arquitetura. O investimento é alto mas a beleza e a história
são ímpares. Desenvolvemos um projeto piloto com objetivo sócio-educacional
e que utiliza a arte fotográfica como recurso. Esse trabalho é direcionado
aos adolescentes da pequena e simples vila Monte Alegre"
(Karla, proprietária da estação, 11/2005).
Infelizmente, em 2016 a ex-estação estava abandonada.
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1923
AO LADO: Trem ficou retido na estação durante
a revolução gaúcha (O Estado de S. Paulo,
29/8/1923).
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(Fontes: Vitor Hugo Langaro; Karla;
Guias Levi, 1940-181; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do
Rio Grande do Sul, 2002; Eng. Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações
e paradas, 1962; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
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A estação,
c. 2000. Foto do livro Patrimônio Ferroviário
do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 136 |
A estação reformada, em 04/2006. Foto Camera Viajante |
A estação reformada, em 04/2006. Foto Camera Viajante
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A estação reformada, em 04/2006. Foto Camera Viajante
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A estação em março de 2016. Foto Vitor
Hugo Langaro |
A estação em março de 2016. Foto Vitor
Hugo Langaro |
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Atualização:
18.02.2018
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