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Cie.
Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1907-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
IBIROCAÍ
Município
de |
Linha Porto
Alegre-Uruguaiana - km 816,746 (1960) |
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RS-3729 |
Altitude: - |
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Inauguração: 21.12.1907 |
Uso atual: desconhecido |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa
federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira
(Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se
a navegação fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi
encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga, e em 1905 passou a ser
a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas. Em 1907,
os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina.
Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro
possibilitou a ligação da longa linha com a Capital,
utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em
1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto
diminuiu a linha em 50 km. Durante os seus anos de operação
foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e
distâncias, eliminando algumas estações de sua
linha original. Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Em 2 de fevereiro
de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, que,
hoje transporta os trens cargueiros da concessionária ALL desde
esse mesmo ano. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Ibirocaí foi inaugurada em
1907. Tinha esse nome por ficar junto ao arroio do mesmo nome, que
faz a divisa dos municípios de Uruguaiana e Alegrete, tendo altura elevada para o local.
Os trens de passageiros da linha
Porto Alegre-Uruguaiana deixaram de ali parar em 02/02/1996.
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1917
AO LADO: Construção de embarcadouro pra gado estação de Ibirocaí (O Estado de S. Paulo, 24/3/1917). |
(Fontes: O Estado de S. Paulo, 1917; Guias Levi,
1940-1981; VFRGS, suas estações e paradas, Eng.
Ariosto Borges Fortes, 1962) |
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Atualização:
31.10.2022
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