|
|
Cie. Auxiliaire
des Chemins de Fer au Brésil (1907-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1997)
ALL (1997-2007) |
PLANO
ALTO
(antiga TOURO PASSO)
Município de Uruguaiana, RS |
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km 826,903
(1960) |
|
RS-3728 |
Altitude: |
|
Inauguração: 21.12.1907 |
Uso atual: dormitório do pessoal de
via permanente da ALL |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Porto
Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando
Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para
se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação
fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire,
empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda
administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente
Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção
da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação
da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha
Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente.
Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50
km. Durante os seus anos de operação foram construídas
algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando
algumas estações de sua linha original. Em 1957 foi
encampada pela RFFSA. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar
os trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens
cargueiros da concessionária ALL desde esse mesmo ano. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Plano Alto foi inaugurada em 1907, mas com o nome de Touro
Passo (mesmo nome de outra estação no mesmo município,
mas na linha da Great Southern).
Mudou para o nome atual, para diferenciar
da homônima, em 20/10/1921 (Jornal A Federação),
- nome dado por ficar junto às nascentes do córrego
São Gonçalo, tendo altura elevada para o local.
Os trens
de passageiros da linha Porto Alegre-Uruguaiana pararam em
02/02/1996.
A estação ainda estava de pé
em 2007 e era então utilizada como dormitório do pessoal
da via permanente da ALL. Anualmente, uma composição
da ALL saía da estação de Uruguaiana e ia até
Plano Alto com três carros especiais adaptados para as
festas locais.
(Fontes: José Freitas de Souza; Diego Polano
Gemelli; Jornal A Federação, 1921; Eng. Ariosto Borges
Fortes: VFRGS, suas estações e paradas, 1962; ALL, Uruguaiana;
Gazeta Mercantil, 1996; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Plano Alto em outubro de 2007. Foto
Diego Polano Gemelli |
O armazém da estação em outubro de 2007.
Foto Diego Polano Gemelli |
A estação de Plano Alto em 12/2020. Foto Victor Hugo Langaro |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
19.01.2021
|
|