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Cie. Auxiliaire
des Chemins de Fer au Brésil (1898-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
RESTINGA
SECA
Município de Restinga Seca, RS |
Linha Porto Alegre-Uruguaiana -
km 568,097 (1960) |
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RA-2816 |
Altitude: 44 m |
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Inauguração: 1898-99 |
Uso atual: museu e um café (2017) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1926 |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883,
ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do
Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação
fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire,
empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda
administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente
Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção
da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação
da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha
Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente.
Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Durante os seus anos de operação
foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e
distâncias, eliminando algumas estações de sua
linha original. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu
a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os
trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros
da concessionária ALL desde esse mesmo ano. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Restinga Seca foi inaugurada em 1898 (1899) pela E. F. Porto
Alegre-Uruguaiana, já na concessão da Auxiliaire.
Antes disso, no ano de 1895, foi ali, próximo ao arroio da
Restinga Seca, construída uma caixa d'água para alimentação
dos trens a vapor, originando o primitivo nome de Caixa D'água.
Apesar de esta parada junto à caisa d'água ser parada
obrigatória para os comboios,todas as mercadorias eram desembarcadas
nas estações mais próximas, Jacuí,
Estiva ou Arroio do Só. Como já existia
ali um núcleo do povoado, uma comissão de moradores
pediu à Cie. Auxiliaire, em 1898, uma estação
junto à caixa d'água. A povoação passou
a se chamar Restinga Seca, nome dado à estação
aberta em 1898 - ou 1899, não se tem certeza.
"O primeiro agente foi João Antonio da Cunha, telegrafista
da estação de Rio Pardo. Em 1899, Domingos Jorge Mostardeiro
abriu uma hospedaria, dando origem a um povoado" (nota
do autor do site: isto contradiz a afirmação acima,
extraída do IPHAE, de que o povoado já existia quando
da abertura da estação) (Cristina Oliveira,
Diário de Santa Maria, 25/09/2006).
No relatório da VFRGS de 1926 afirma-se que o prédio
da estação, do qual existem 2 fotos, era novo, contradizendo
a informação do IPHAE em 2002, de que o prédio
seria de 1898.
Os trens de passageiros deixaram de passar na linha e pela estação
em 02/02/1996. Em 2017 o prédio estava fechado e aparentemente
sem uso, mas reabriria. Em 2022 abrigava um pequenno museu e um café.
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1925
AO LADO: Próximo à
estação, um desastre com feridos . (O Estado
de S. Paulo, 20/12/1925).
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ACIMA: Na frente da estação de
Restinga Seca, um trolei (Foto Antonio Pastori em 3/2010).
(Fontes: Alex Alves, 2022; Vitor Hugo Langaro; Flavio Moreira
dos Santos; Flávio Cavalcânti; Charles Guerra; Antonio
Pastori; O Estado de S. Paulo, 1925; Gazeta Mercantil, 1996; IPHAE:
Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; Diário
de Santa Maria, 2006; Eng. Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações
e paradas, 1962; VFRGS: Relatório anual, 1926; Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-79; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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O prédio recém terminado da estação
de Restinga Seca, em 1926. Foto do relatório da VFRGS
da época. Cessão Flávio Cavalcanti |
O prédio recém terminado da estação
de Restinga Seca, em 1926. Foto do relatório da VFRGS
da época. Cessão Flávio Cavalcanti |
A estação, c. 2000. Foto do livro Patrimônio
Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE,
p. 256 |
A estação, no final do século XX. Foto
Flavio Moreira dos Santos |
A estação em 2006. Foto Charles Guerra, do jornal
Diario de Santa Maria, em 18/06/2006 |
A estação em 2006. Foto Charles Guerra, do jornal
Diario de Santa Maria, em 18/06/2006 |
A estação em 3/2010. Foto Antonio Pastori |
A estação em 2017. Foto Vitor Hugo Langaro |
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Atualização:
30.10.2022
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