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Cie. Auxiliaire
des Chemins de Fer au Brésil (1907-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
INHANDUÍ
Município de Alegrete, RS |
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km 775,192
(1960) |
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RS-3060 |
Altitude: 94 m |
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Inauguração: 21.12.1907 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Porto
Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando
Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para
se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação
fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire,
empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda
administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente
Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção
da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação
da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha
Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente.
Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50
km. Durante os seus anos de operação foram construídas
algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando
algumas estações de sua linha original. Em 1957 foi
encampada pela RFFSA. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar
os trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens
cargueiros da concessionária ALL desde esse mesmo ano. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Inhanduí foi inaugurada em 1907. O nome era uma homenagem
ao Barão de Inhanduí, que tinha propriedades
no município próximo à estação.
Foi até então um acampamento do 2o Batalhão de
Engenheiros, responsável pela construção da linha.
Existia ali um grande acampamento com serviços médicos
e hospitalar, além de um grande armazém de
ACIMA: Ponte da linha próxima à estação
de Inhanduí (Foto Gunnar Gil, dezembro de 2012).
abastecimento. Dirigia os trabalhos de construção
nesse trecho o Coronel Bento Carneiro, comandante do Batalhão.
Ariosto Borges, que escreveu sobre as estações
gaúchas em 1962, residiu nesse acampamento quando tinha 7 anos
de idade, em companhia de seus pais. Os trens de passageiros da linha
Porto Alegre-Uruguaiana pararam em 02/02/1996. A vila é
hoje um distrito do município de Alegrete. A estação
foi demolida, tendo sobrado apenas a plataforma de pedras.
(Fontes: Gunnar Gil; Gazeta Mercantil, 1996; Eng.
Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações e paradas,
1962; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi,
1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A plataforma de pedras da antiga estação. Foto
Gunnar Gil |
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Atualização:
22.03.2014
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