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V. F. Rio Grande
do Sul (1924-1975)
RFFSA (1975-1994) |
SEVERINO
RIBEIRO
Município de Quaraí, RS |
Ramal de Quaraí - km 800,712
(1960) |
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RS-3177 |
Altitude: 198 m |
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Inauguração: 10.08.1924 |
Uso atual: em ruínas (2021) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1924 |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Quaraí, partindo de Alegrete, teve o seu primeiro
trecho entregue ao tráfego em 1924, atingindo a estação
de Severino Ribeiro. As obras somente foram retomadas em 1933, agora
pelo Exército, e chegaram a João Marcelino em 1937.
Em 1939 atingiram a sede do município de Quaraí, onde
se fixou a estação terminal. Por volta de 1980 os trens
de passageiros deixaram de circular no ramal, que somente foi oficialmente
erradicado em 1994. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Severino Ribeiro foi inaugurada em 1924 (ver caixa abaixo).
Seu nome homenageava Severino Ribeiro Carneiro Monteiro, morto
em 1886 e bacharel em direito.
Em 1972, os guias já mostram que a parada nesta estação
era facultativa, o que significa muito provavelmente que a estação
já havia sido fechada.
O pátio possuía um triângulo de reversão,
com a estação bem em frente ao lado reto do triângulo.
Os guias Levi ainda acusam a passagem de trens pelo ramal em 1979.
Já os guias de horário da RFFSA não acusam mais
esses trens em 1982. Esta foi a estação mais incrível da viagem. "Para
chegar até lá com a moto de cross, nós tivemos que atravessar
pelos campos, quase sem trilhas. Eu imagino isso nos anos 1920/30
quando era ponta de linha, e a gente que morava lá, o chefe da estação...
Quase não há nada perto, o prédio ficava no meio de um campo de pedras.
Mesmo assim havia bilheteria" (Gunnar Gil, 25/10/2011).
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1924
AO LADO: Anuncio de abertura de parte do ramal (O Estado
de S. Paulo, 5/7/1924).
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ACIMA: Em foto de satélite de 2009,
pode-se ver os leitos já sem os trilhos do antigo triângulo
de reversão e o do ramal, com a estação depredada,
sem cobertura (Google Maps, envio Gunnar Gil, 10/2009). ABAIXO:
A solidão se faz presente em quase todas as estações
do ramal de Quaraí. Neste caso, mais ainda, pois o velho prédio
está em ruínas (Foto Gunnar Gil em 25/9/2011).
ACIMA: Ponte sobre o arroio Inhanduí,
entre as estações de Severino Ribeiro e de Rivadavia
Correa (Foto Gunnar Gil em 25/9/2011).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1924 a 1979.
Ao lado, um destes trens está parado na estação
de Quaraí, nos anos 1940, provavelmente. Clique sobre
a foto para ver mais detalhes sobre o ramal. Veja aqui horários
em dezembro
de 1957 (Guias Levi). |
(Fontes: Gunnar
Gil; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul,
2002; Revista Ferroviária, 08/2000; Ariosto Borges Fortes:
VFRGS, suas estações e paradas, 1962; Guias Levi, 1940-81;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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Ruínas da estação em 25/9/2011. Foto Gunnar
Gil |
Ruínas da estação em 25/9/2011. Foto Gunnar
Gil |
Um prédio coberto de mato é que sobrou da estação em 2021. Foto Vitor Langaro em 20/11/2021 |
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Atualização:
18.12.2021
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