|
|
V. F. Rio Grande
do Sul (1939-1975)
RFFSA (1975-1994) |
QUARAÍ
Município de Quaraí, RS |
Ramal de Quaraí - km 862,797 (1960) |
|
RS-3175 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 25.11.1939 |
Uso atual: CRAS - Prefeitura (2011) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1944 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Quaraí, partindo de Alegrete, teve o seu primeiro trecho entregue
ao tráfego em 1924, atingindo a estação de Severino
Ribeiro. As obras somente foram retomadas em 1933, agora pelo Exército,
e chegaram a João Marcelino em 1937. Em 1939 atingiram a sede
do município de Quaraí, onde se fixou a estação
terminal. Por volta de 1980 os trens de passageiros deixaram de circular
no ramal, que somente foi oficialmente erradicado em 1994. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Quaraí foi inaugurada em 1939. A cidade fica na divisa
com o Uruguai, separada deste pelo rio Quaraí. A estação
teria sido aberta com um prédio provisório; o projeto
da atual estação data de 1941.
De acordo com Gunnar Gil em 2020, a parte acima do mapa é a cidade de Quaraí com trilhos na estação, triángulo e desvío para o antigo Saladeiro Novo Quaraí (hoje só sobram restos dele). Embaixo é a cidade uruguaia de Artigas (antiga San Eugenio). Os trilhos em azul eram um desvío (atualmente desmantelado) da Uruguay Northern Railway (que chegou ali em 1891, bem antes da linha do ramal brasileiro para Quaraí), desde a estação de Artigas, para levar produtos para o saladeiro no Brasil, e voltar com o charque ou tasajo para exportação pelo porto do Montevideo. A ligação foi feita por cabos que atravessavan o rio Quaraí com um bondinho de carga.
É estranho o desvío ao saladeiro, pois tanto o Novo Quaraí como o São Carlos acabaram sua atividade em 1928 (o São Carlos, o Novo Quaraí anteriormente) quando ainda os trilhos não chegavam até Quaraí. Talvez estivesse no contrato de construção e tenha sido feito muito depois.
O desvío uruguaio era chamado Los Cables (os cabos) e data dos primeiros anos do século XX, tendo finalizada sua atividade com o fechamento dos saladeiros. O último saladeiro, o São Carlos, acabou fechando pela Lei de desnacionalização do charque. (Veja mais detalhes nas fotos mais abaixo, de 1904 e de 1966).
O curioso é que os saladeros fecharam antes da inauguração do ramal de Quaraí.
Os guias Levi ainda acusam
a passagem de trens de passageiros pelo ramal em 1979. Já os guias de horário
da RFFSA não acusam mais esses trens em 1982.
Em 2002 a estação
estava parcialmente descaracterizada e ocupada por uma fábrica
de artefatos de couro. Em 2011, atendia à Prefeitura (CRAS
- Centro de Referência da Assistência Social).
ACIMA: Los Cables em 1904 (veja texto mais acima
sobre o sistema. Nesta época não existia ainda o ramal brasileiro de Quaraí, embora o lado uruguaio já teria sua lin ha e estação na cidade de Artigas, do lado sul do rio Quaraí, o rio que aparece na foto - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER EM TAMANHO MAIOR (Autor desconhecido - cessão Gunnar Gil).
ACIMA: O rio Quaraí separa a cidade de Quaraí (ao norte) e de Artigas (ao sul) em 1966 - Veja mais detalhes no texto mais acima sobre as cidades - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR) (Servicio Geográfico Militar do Uruguai, 1966).
|
TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1939 a 1979. Ao lado,
um destes trens está parado na estação
de Quaraí, nos anos 1940, provavelmente. Clique sobre
a foto para ver mais detalhes sobre o ramal. Veja aqui horários
em dezembro
de 1957 (Guias Levi). |
(Fontes: Alfredo Rodrigues; Gunnar Gil; Romulo
Guerrini; Archivo del Transporte Uruguayo; Revista Ferroviária,
08/2000; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande
do Sul, , 2002; Eng. Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações
e paradas, 1962; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
Quarai em seus primordios. Um deserto. Archivo del Transporte
Uruguayo. Foto Romulo Guerrini |
A estação, c. 2002. Foto do livro Patrimônio
Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 188 |
A estação em julho de 2008. Foto Alfredo Rodrigues |
A estação em 09/2011. Foto Gunnar Gil |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
30.07.2020
|
|