HISTÓRICO DAS LINHAS:
LINHA AUXILIAR: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996.
Mapa
da Linha Auxiliar
RAMAL DE JACUTINGA: O Ramal de Jacutinga
teve a sua origem na Cia. E. F. União Valenciana, aberta
em 1871 e que ligava Valença a Desengano (Juparanã).
Em 1880, foi prolongada até Rio Preto. Somente em 1910, com
a criação da Rede Viação Fluminense,
da Linha Auxiliar encampada pela EFCB, foi que se abriu um ramal
unindo Governador Portella a Barão de Vassouras e daí
se fez a bitola mista, pela linha do Centro, até Desengano,
unindo-se Portella a Rio Preto, ao mesmo tempo em que se prolongava
a linha até Santa Rita do Jacutinga, na Rede Sul-Mineira,
onde a ela se ligou em 1918. Para que tudo isso se concretizasse
foi necessário também a redução de bitola
da antiga Valenciana de 1m10 para métrica. Em 1963, o trecho
entre Portella e Barão de Vassouras foi entregue à
Leopoldina, enquanto o trecho restante continuou com a Central.
Mas em 1970 os dois trechos foram extintos e os trilhos retirados.
Mapa
do Ramal de Jacutinga
RAMAL DE AFONSO ARINOS: A E. F. Rio das Flores foi aberta
em 1882 ligando a estação de Commercio (Sebastião
de Lacerda), na linha do Centro da E. F. Dom Pedro II (Central do
Brasil), com a região de Santa Teresa (Rio das Flores), então
um distrito de Valença. A linha terminava em Três Ilhas,
donde a partir daí, uma outra linha com tração
animal levava à estação de Paraibuna, na linha
do Centro da EFCB. Em 1910, a ferrovia foi encampada pela EFCB que,
juntamente com a Linha Auxiliar e o ramal de Jacutinga, constituiu
a Rede Viação Fluminense. Em 1922, a saída
do agora chamado ramal de Afonso Arinos passou a ser Valença
e não mais Commercio; o trecho entre esta última e
Taboas, de onde se fez a ligação com Valença,
foi transformado em estrada de rodagem. A tração a
vapor foi prolongada até Afonso Arinos, na linha do Centro
da EFCB, abandonando-se a tração animal que existia.
Em 1965, o ramal (Valença-Afonso Arinos) foi desativado e
seus trilhos retirados.
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