|
|
E. F. Dom Pedro
II - ramal de Porto Novo (1871-1890)
E. F. Central do Brasil - ramal de Porto Novo
(1890-1911)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1911-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997) |
BENJAMIN
CONSTANT
(antiga OURO FINO)
Município de Além Paraíba,
MG |
Linha Auxiliar - km 219,464 (1928) |
|
MG-3182 |
Altitude: 183 m |
|
Inauguração: 06.08.1871 |
Uso atual: em ruínas (2019) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Ouro Fino, renomeada mais tarde como Benjamin Constant, foi
inaugurada em 1871 pela E. F. Dom Pedro II no ramal de Porto Novo,
ramal que foi reduzido em 1911 a bitola métrica e incorporado à Linha
Auxiliar da EFCB.
ACIMA: Bilhete postal enviado da estação
de Ericeira, da Leopoldina, para a estação de Benjamin
Constant em 1908 (Acervo Vera Platineti).
ACIMA: A estação
em ruínas e seu pátio, somente com a linha principal,
em maio de 2011 (Foto Josias FM).
ACIMA: A estação - ou o que restou dela - em 2019 (Foto
Ricardo Raipp)
(Fontes: Hugo Caramuru; Gutierrez L. Coelho; Josias FM;
Vera Platineti; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação em 1975. Foto Hugo Caramuru |
Ruínas da outrora bela estação, em 12/2005.
Foto Gutierrez L. Coelho |
Ruínas da outrora bela estação, em 12/2005.
Foto Gutierrez L. Coelho |
Ruínas da outrora bela estação, em 12/2005.
Foto Gutierrez L. Coelho |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
08.03.2020
|
|