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E.
F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do Brasil (1903-c. 1965)
E. F. Leopoldina (c. 1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CARLOS
SAMPAIO Município
de Nova Iguaçu, RJ |
Linha Auxiliar
- km 47,819 (1928) |
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RJ-1270 |
Altitude: 49 m |
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Inauguração: 28.03.1898 |
Uso atual: provavelmente demolida |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA:A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Carlos Sampaio foi aberta com a
linha da Melhoramentos, em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898). O nome adotado foi o de um presidente
interino da E. F. Melhoramentos, em 1897, de nome Carlos Cezar de Oliveira
Sampaio.
A estação passou a fazer parte da Linha Auxiliar da Central
em 1903.
Em 1928, estava projetada uma linha de transporte de
gado que saía da Linha Auxiliar em Carlos Sampaio,
cruzava a Linha do Centro em Austin e chegava até
o ramal de Mangaratiba, ao lado da estação de
Santa Cruz: "Para facilidade da conducção do gado, está
em construcção uma linha que de Carlos Sampaio, na Auxiliar, passa
por Austin e vae a Santa Cruz na linha de Angra, linha esta que serve
ao Matadouro da cidade do Rio de Janeiro. Em Austin serão feitas installações
apropriadas para depósito e lavagem de vagões série H. A linha será
de bitola mista." Essa linha acabou sendo construída, mas
funcionou por poucos anos, até a década de 1940.
Pouco
mais de 4 quilômetros à frente, no sentido da estação
seguinte, Aljezur, a linha Auxiliar (hoje a
linha Japeri-Arará) cruza o rio do Ouro, que abastece
o Rio de Janeiro desde 1888 e que deu origem à E. F.
Rio do Ouro.
Depois, com a supressão do trecho entre Costa Barros e Japeri para trens de subúrbios e de passageiros de
longo percurso, a estação foi fechada. Consta que teria
sido demolida.
1920
AO LADO: Descarrilamento de trem de suburbio próximo à estação (O Estado de São
Paulo, 6/3/1920). |
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1921
AO LADO: Descarrilamento de trem de carga (O Estado de São
Paulo, 31/3/1921). |
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Atualização:
07.07.2019
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