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E.
F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997) |
ANDRADE
COSTA Município
de Vassouras, RJ |
Linha Auxiliar
- km 148,768 (1928) |
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RJ-1277 |
Altitude: 407,500 m |
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Inauguração: 28.03.1898 |
Uso atual: em
excelente estado externamente (2018) |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996.. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Andrade Costa foi inaugurada em
1898 com seu nome derivando de Gabriel de Andrade Costa, engenheiro
então recém-falecido da E. F. Melhoramentos.
Estava
inteira em 2002, mas em 2008 estava, segundo informações locais,
em reforma, embora parecesse em ruínas (ver fotos ao pé da página. Os trilhos ainda
existiam, cobertos de mato.
Fato é que em 2018 o prédio etava recuperado e em bom estado. Não há mais sinais de trilhos, pelo menos pela fotografia ista no caixa abaixo de 2018.
(ACIMA: A estação em 2018. Foto de Cleber Moraes, 2018).
(Fontes: Cleber Moraes, 2018; Jorge A. Ferreira, 2002 e 2008; Max Vasconcellos: Vias
Brasileiras de Comunicação, 1928) |
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A estação de Andrade Costa, ainda inteira em 09/2002.
Foto Jorge Alves Ferreira |
A estação em ruínas (reforma?), em 02/2008.
Foto Jorge Alves Ferreira |
A estação em ruínas (reforma?), em 02/2008.
Foto Jorge Alves Ferreira |
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Atualização:
10.03.2023
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