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E. F. Central do
Brasil (1914-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1970) |
ENGENHEIRO
NÓBREGA
Município de Vassouras, RJ |
Ramal de Jacutinga - km 138,628
(1928) |
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RJ-3891 |
Altitude: 525 m |
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Inauguração: 30.05.1914 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
Ramal de Jacutinga teve a sua origem na Cia. E. F. União Valenciana,
aberta em 1871 e que ligava Valença a Desengano (Juparanã).
Em 1880, foi prolongada até Rio Preto. Somente em 1910, com
a criação da Rede Viação Fluminense, da
Linha Auxiliar encampada pela EFCB, foi que se abriu um ramal unindo
Governador Portella a Barão de Vassouras e daí se fez
a bitola mista, pela linha do Centro, até Desengano, unindo-se
Portella a Rio Preto, ao mesmo tempo em que se prolongava a linha
até Santa Rita do Jacutinga, na Rede Sul-Mineira, onde a ela
se ligou em 1918. Para que tudo isso se concretizasse foi necessário
também a redução de bitola da antiga Valenciana
de 1m10 para métrica. Por volta de 1965, o trecho entre Portella
e Barão de Vassouras foi entregue à Leopoldina, enquanto
o trecho restante continuou com a Central. Mas de 1971 a 1973 os dois
trechos foram extintos e os trilhos retirados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Triunfo foi inaugurada em 1914. Depois virou Engenheiro
Nóbrega.
Foi demolida, tendo restado somente a plataforma cheia de mato e a
caixa d'água ao lado de uma estrada de terra que ficou no lugar
da antiga linha retirada.
AO LADO: Tombamento
de um trem de lastro a um quilômetro da estação
de Engenheiro Nobrega em 1939 (O Estado de S. Paulo, 24/3/1939).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros do ramal de Jacutinga pararam nesta estação
de 1914 a 1970. Na foto à esquerda, automotriz que fazia
parte do percurso, principalmente na região de Vassouras.
Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre os trens de
passageiros do ramal e os horários
em janeiro de 1964 (Guias Levi).
(Guias Levi). |
(Fontes: Jorge Alves Ferreira; O Estado de S. Paulo,
1939; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A plataforma mal dá para se ver debaixo do mato, e... |
...a caixa d'agua ainda está de pé. Fotos Jorge
A. Ferreira em 2007 |
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Atualização:
03.05.2017
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