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E. F. Melhoramentos
(1898-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
GOVERNADOR
PORTELLA
Município de Miguel Pereira, RJ |
Linha Auxiliar - km 111,730 (1928) |
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RJ-1303 |
Altitude: 634 m |
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Inauguração: 28.03.1898 |
Uso atual: museu (2008) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir
de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa
linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado
da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado
por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a
E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim
como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense,
que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central.
Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve
a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da
Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios,
onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. Nos anos 60, toda a linha passou para
a Leopoldina. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Governador Portela foi inaugurada em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898).
Max Vasconcelos (1928) e o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) consideram essa mesma data como a de abertura.
"Pára o trem em várias estações, Paes Leme, Sertão,
Bonfim, Vera Cruz e Conrado Niemeyer, até alcançar risonho centro
de população, com aspectos de progresso, Portella. Em Portella o viajante
escolhe. Segue para Entre Rios, na composição vinda de Belém, ou toma
novo comboio, de máquina a gasolina, rumo de Vassouras" (Revista
Eu Sei Tudo, 02/1930).
Era, portanto, desta estação que saía a linha
para o ramal de Jacutinga, que passava por Vassouras
e chegava a Santa Rita do Jacutinga, já em Minas Gerais,
onde se encontrava com a Rede Mineira de Viação, linha
da Barra.
Em 1970, o ramal foi suprimido.
As instalações das oficinas de Governador Portela foram demolidas
no começo de 2002, num trecho da antiga Auxiliar já
abandonado desde 1996.
Segundo se informou, em 2008 o prédio da antiga estação
servia de museu, com o acervo tendo vindo da estação
de Miguel Pereira, esta transformada
em supermercado.
"Em Governador
Portela existia a maior oficina mecânica de reparos, manutenção e
pesquisa da Rede Ferroviária. Nessas regiões, a ferrovia era fundamental
para o comércio e pequenas indústrias locais. Com
uma forte tradição ferroviária, formou-se a FALA - Associação
de Funcionários da Linha Auxiliar. O presidente dessa
Associação, Sr. Fernando Duarte, aponta sobre
as comunicações inter regionais realizadas pela linha férrea: 'daqui
nós pegávamos o trem e íamos para qualquer cidade da baixada fluminense,
onde não só os nossos filhos iam estudar como os deles iam estudar
no CFP. Naquela época, anos 1960, o fluxo, via trem, entre
as cidades da baixada fluminense mais cidade do Rio de Janeiro com
as regiões serranas, não era restrito apenas ao verão, era durante
todo o ano. Hoje é que é um fenômeno apenas veranista. Em Governador
Portela, havia, ainda vários depósitos. Três deles armazenavam
cimento, cal, açúcar e cerveja. Nos outros, legumes
verduras e frutas.
Sobre esse comércio, foi entrevistado por Assunção o Sr. Alvino Baldez,
agente de estação no distrito de Conrado, em Miguel Pereira: durante
muitos anos a minha função foi fiscalizar os carregamentos vindos
da cidade do Rio de Janeiro e baixada fluminense para a nossa região.
A minha função requeria muita atenção. Eu examinava
vagão por vagão, conferia a mercadoria e depois autorizava o prosseguimento
da viagem. E uma coisa que ainda está viva em minha memória, é a capacidade
dos vagões, naquela época, anos 1960. Cada vagão tinha uma capacidade
de carregar 30 toneladas. E um caminhão carregava 3 toneladas. Sendo
assim, se um trem subia a serra com 20 vagões dando um total de 600
toneladas, para nós transportarmos a mesma quantidade por caminhão,
seria necessário uma caravana de 200 caminhões'" (Fim
de linha - A extinção de ramais na Leopoldina, 1955-1974,
Dilma Andrade de Paula, 2000).
ACIMA: Estação
de Governador Portela, 1914: dia da inauguração do ramal
de Santa Rita do Jacutinga (Illustração Brasileira,
1/6/1914).
ACIMA: Depósito de locomotivas no pátio
de Governador Portela, em 1930. Hoje já foi demolido. (Acervo
Manoel Monachesi, foto de 9/1/1930).
1939
AO LADO: Desastre com mortes
em Governador Portela em 1939 (O Estado de S. Paulo, 4/1/1939).
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1939
AO LADO: Desabamento
causa outro acidente na linha em 1939 (O Estado de S. Paulo,
13/1/1939).
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À ESQUERDA: Ontem e hoje (sem datas): a estação
em funcionamento e hos últimos anos sem movimento algum.
Notar a caixa d'água, colocada ali nos anos 1980 para
um trem turístico ("Trem Azul") que funcionou
nessa época (Fotos Alexandre Resende e Jorge Alves
Ferreira).
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ACIMA: Mapa (parcial) do município
de Miguel Pereira nos anos 1950. Notar o entroncamento em Governador
Portela. Desta estação, sai para oeste o ramal de Jacutinga,
seguindo para Vassouras (IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. VII, 1958).
ACIMA: No pátio
de Governador Portela, carros e máquina a vapor da Leopoldina,
em janeiro de 1972 - nessa época, já era a Leopoldina
quem usava essa linha. A locomotiva já devia estar "encostada"
ou servindo apenas como manobreira (Acervo Marcelo Lordeiro).
"Fiquei
muito feliz em poder ver as fotos da estação de Governador Portela,
pois foi lá que meu bisavô trabalhou e contraiu
tuberculose, vindo a falecer logo depois. Só ouvia minha avó
contar sobre a estação e ficava imaginando como seria naquele
tempo. Vai aqui o meu agradecimento por você ter me permitido
viajar até os anos 1930, mesmo que por breve momento,
pois matei uma curiosidade de infância. Meu bisavô era
agente noturno, ficava na estação durante toda a madrugada e
isso fez com que contraísse a doença fatal. Minha avó,
que hoje está com 89 anos, ainda tem lembranças daquele
tempo e como sou um viajante da imaginação, sempre imaginei
como seria a estação tão falada por ela". |
AO LADO: Escrito
por Marco Aurelio, 24/6/2010.
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(Fontes: Hugo Caramuru; Marco Aurelio; Alexandre
Rezende; Manoel Monachesi; Jorge Alves Ferreira; Illustração
Brasileira, 1914; O Estado de S. Paulo, 1939; A Careta, 1909; Max
Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928;
IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
1958; Dilma Andrade de Paula: Fim de linha - A extinção
de ramais na Leopoldina, 1955-74, 2000; Eu Sei Tudo, 1930; Mapa -
acervo R. M. Giesbrecht). |
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A estação em 1909. Foto A Careta, 18/12/1909 |
A estação em 1986. Foto Hugo Caramuru |
A estação de Governador Portella, em 04/2001.
Foto Jorge Alves Ferreira |
A estação de Governador Portella, em 04/2001.
Foto Jorge Alves Ferreira |
A estação de Governador Portella, em 04/2001.
Foto Jorge Alves Ferreira |
A estação em 22/04/2006. Foto Jorge A. Ferreira
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A estação em 2008. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 2014. Foto de Zilmar Luiz dos Reis Agostinho em 26/1/2014 |
A estação em 2014. Foto de Zilmar Luiz dos Reis Agostinho em 26/1/2014 |
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Atualização:
24.07.2020
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