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E. F. Central do
Brasil (1914-1963)
E. F. Leopoldina (1963-1970) |
SACRA
FAMÍLIA
Município de Paulo de Frontin, RJ (veja
o bairro) |
Ramal de Jacutinga - km 127,883
(1928) |
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RJ-1352 |
Altitude: 529 m |
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Inauguração: 30.05.1914 |
Uso atual: duvidoso (2017) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1914? |
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HISTORICO DA LINHA: O
Ramal de Jacutinga teve a sua origem na Cia. E. F. União Valenciana,
aberta em 1871 e que ligava Valença a Desengano (Juparanã).
Em 1880, foi prolongada até Rio Preto. Somente em 1910, com
a criação da Rede Viação Fluminense, da
Linha Auxiliar encampada pela EFCB, foi que se abriu um ramal unindo
Governador Portella a Barão de Vassouras e daí se fez
a bitola mista, pela linha do Centro, até Desengano, unindo-se
Portella a Rio Preto, ao mesmo tempo em que se prolongava a linha
até Santa Rita do Jacutinga, na Rede Sul-Mineira, onde a ela
se ligou em 1918. Para que tudo isso se concretizasse foi necessário
também a redução de bitola da antiga Valenciana
de 1m10 para métrica. Em 1963, o trecho entre Portella e Barão
de Vassouras foi entregue à Leopoldina, enquanto o trecho restante
continuou com a Central. Mas de 1971 a 1973 os dois trechos foram
extintos e os trilhos retirados. |
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A ESTAÇÃO: O povoado
da Sacra Família já existia desde o início
do século 18. Em 1750, foi elevado a freguesia, e o crescimento
continuou, incentivado pela abertura da Estrada da Polícia,
em 1820.
Segundo escreveu Alexandre Siqueira, "A Estrada da
Polícia tinha início em Iguaçu, passando por Rodeio e Sacra Família,
indo até o Rio Paraíba. Sai de Rodeio outra estrada até Paracambi,
com destino ao Rio de Janeiro. Essa era a Estrada Presidente Pedreira,
que escoava o café, vindo de Resende e Barra do Piraí. Ainda havia
outra variante do caminho Novo do Tíngua, que saía na Estrada de Palmas.
Esses caminhos interligavam Vassouras, Barra do Piraí, Mendes, Iguaçu,
Paraíba do Sul e Sacra Família".
A estação ferroviária foi inaugurada em 1914.
"Pára o trem em várias estações, Paes Leme, Sertão,
Bonfim, Vera Cruz e Conrado Niemeyer, até alcançar risonho centro
de população, com aspectos de progresso, Portella. Em Portella o viajante
escolhe. Segue para Entre Rios, na composição vinda de Belém, ou toma
novo comboio, de máquina a gasolina, rumo de Vassouras. Vai passando,
neste caso, por Morro Azul e se lhe apraz desce na estação de Sacra
Família, localidade fluminense. Mais conhecida deverá ser, pela salubridade
do clima e formosura da paisagem em alpestre. Estação ferroviária
asseada, constitui a melhor antecâmara de qualquer lugar, mormente
de recreio. A estação da Sacra Família é por isso boa antecâmara e
recomenda seus zeladores" (Revista Eu Sei Tudo, 02/1930).
A linha de Jacutinga foi suprimida em 1971.
A estação foi desativada no início dos anos 1970, entre 1971 e 1973.
Não estive no local. Mas creio que a estação ainda possa ter existido em 2020. Há fotografias de uma edificação no local da estação, ou talvez perto dela, que dá margens a acreditar que a estação - a original (das fotos ao pé da página) ou alguma edificação que a tenha sucedido na função de estação por algum tempo até sua desativação.
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1917
AO LADO: O ramal estava interditado na estação de Sacra Familia por causa das chuvas (O Estado de S. Paulo,
12/1/1917). |
ACIMA: Prédio que pode ser apenas uma reprodução, fiel ou não, da estação ou ainda um restauro nada fiel da estação original (Foto 2017 de Zilmar Luiz dos Reis Agostinho).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros do ramal de Jacutinga pararam nesta estação
de 1914 a 1970. Na foto à esquerda, automotriz que fazia
parte do percurso, principalmente na região de Vassouras.
Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre os trens de
passageiros do ramal e os horários
em janeiro de 1964 (Guias Levi).
(Guias Levi). |
(Fontes: Zilmar Luiz dos Reis Agostinho, 2017; Jorge Alves Ferreira; Emilio Gallois;
Rodrigo Cabredo; Eu Sei Tudo, 1930; O Estado de S. Paulo, 1917; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras
de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1930. Foto da revista Eu Sei Tudo |
A estação em 1933. Foto Emilio Gallois |
A estação, possivelmente anos 1960. Autor desconhecido |
Prédio que pode ser apenas uma reprodução, fiel ou não, da estação ou ainda um restauro nada fiel da estação original. Foto de 2017, por Zilmar Luiz dos Reis Agostinho |
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Atualização:
04.07.2023
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