|
|
Rede Mineira de
Viação (1937-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-anos 1990) |
MONTE
CARMELO
Município de Monte Carmelo, MG |
Linha-Tronco - km 993,396 (1960) |
|
MG-3070 |
Altitude: 868 m |
|
Inauguração: 24.04.1937 |
Uso atual: centro cultural (2006) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir
da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou
em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de
Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica:
construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis,
na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na
ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou
a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou
passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final
norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção
de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste
encontrando Araguari. Hoje (2016) a linha, já não mais eletrificada,
é operada pela concessionária FCA. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Monte Carmelo foi inaugurada em 1937.
O prédio original deu lugar a um maior e mais moderno algum
tempo depois.
A partir da estação anterior, Celso Bueno, foi
construída, nos anos 1970, uma variante até Araguari,
para desviar a linha-tronco para oeste, pois a linha dali até
Goiandira seria erradicada para a construção
de uma represa sobre o rio Paranaíba. Celso Bueno
tornou-se um entroncamento, pois a linha continuou seguindo até
Monte Carmelo, a estação seguinte, que
passou a ser a estação terminal da linha-tronco da antiga
RMV.
O trem de passageiros da linha-tronco foi se desfazendo em diversos
trens durante os anos 1970, vários trechos ficaram sem ele,
mas até o final dos anos 1980 ainda passava um trem de passageiros
diário por Monte Carmelo, fazendo a rota Ibiá-Monte
Carmelo. Como ponta de um pequeno ramal, não duraram muito
os trilhos de Celso Bueno até Monte Carmelo.
Em 2005, não existiam mais, "já há um
bom tempo". O pátio, asfaltado, era usado para feiras
e evento em 2006.
ACIMA: A estação em 1948 (Autor
desconhecido).
ACIMA: Do lado esquerdo da foto, pátio e
material rodante da estação
de Monte Carmelo em 1958, com a maior parte da cidade à direita
da estação (Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XXVI, IBGE, 1959).
ACIMA: Mapa do município de Monte Carmelo em 1939, quando a linha ainda estava em construção. A estação da cidade está no centro do mapa - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM TAMANHO MAIOR).(Mapa de 1939).
(Fontes: Roberto Fonseca Dias;
IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1959) |
|
|
|
A estação logo após a inauguração
em 1937. Autor desconhecido |
A nova estação, diferente da original, anos 1960.
Autor desconhecido |
A nova estação, diferente da original, anos 1960.
Autor desconhecido |
A nova estação, diferente da original, anos 1960.
Autor desconhecido |
A estação em 1979. Foto Roberto Fonseca Dias |
A estação em 1981. Foto Roberto Fonseca Dias |
A estação em 1981. Foto Roberto Fonseca Dias |
A estação em 2006. Foto Roberto Fonseca Dias |
A estação em 2006. Foto Roberto Fonseca Dias |
|
|
|
|
Atualização:
16.11.2019
|
|