|
|
Rede Mineira de
Viação (1937-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CELSO BUENO
(antiga IRAHY)
Município de Monte Carmelo, MG |
Linha-Tronco - km 961,742 (1960) |
|
MG-1499 |
Altitude: 1.010 m |
|
Inauguração: 24.04.1937 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir
da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou
em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de
Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica:
construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis,
na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na
ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou
a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou
passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final
norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção
de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste
encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada,
é operada pela concessionária FCA. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
foi inaugurada como Irahy em 1937.
Em 1984, foi aberta a partir de pouco antes da estação
de Celso Bueno (no sentido de Goiandira) uma variante até Araguari, para desviar a linha-tronco
para oeste, pois a linha dali até Goiandira seria erradicada
para a construção de uma represa sobre o rio Paranaíba.
A linha nova, EF-045, saía de um ponto entre as estações
de Macaúbas e a de Celso Bueno.
A linha antiga continuou
seguindo até Monte Carmelo, a estação
seguinte, que passaria a ser a estação terminal da linha-tronco
da antiga RMV por algum tempo.
O trem de passageiros dessa linha-tronco
foi se desfazendo em diversos trens durante os anos 1970, vários
trechos ficaram sem eles, mas pelo mesno até 1982 ainda passavam por Celso Bueno trens de passageiros (conforme horario mostrado neste página, mais abaixo)
fazendo a rota Ibiá-Monte Carmelo.
"Fui a Celso
Bueno, especialmente para fotografar, e para minha grande decepção
sua estação já foi demolida há muito tempo" (Roberto Fonseca
Dias, 03/2006).
Os trilhos também já foram provavelmente
retirados, posto que, como já dito acima, a variante para Araguari
(variante Folhados-Araguari) foi aberta em 1984 (por causa
da construção da represa de Itumbiara no rio Paranaíba,
na divisa Minas-Goiás) e sai de antes desta estação,
entre esta e a de Macaúbas.
Celso Bueno é
hoje um distrito do município de Monte Carmelo.
ACIMA: Mapa do município de Monte Carmelo em 1939, quando a linha ainda estava em construção. A estação de Celso Bueno está pouco acima do centro do mapa. - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM TAMANHO MAIOR).(Mapa de 1939).
(Fontes: Roberto Fonseca Dias; Coaraci Camargo; Edmar
César Alves: Batalhão Mauá, Uma História
de Grandes Feitos, Araguari, 2003; RFFSA: Horário de trens
de passageiros, 1989; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; IBGE, 1957) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
16.11.2019
|
|