|
|
... Monte Carmelo
São Félix Macacos
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
|
|
|
|
Rede
Mineira de Viação (1942-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-anos 1990) |
SÃO
FÉLIX Município
de Monte Carmelo, MG |
Linha-Tronco - km 1.010,044 (1960) |
|
MG-3449 |
Altitude: 744 m |
|
Inauguração: 11.11.1942 |
Uso atual: moradia (2006) |
|
sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO
DA LINHA: A linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela
E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde
a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou
seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por
Barra Mansa por bitola métrica: construída em trechos, somente em
1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos
anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede
Mineira de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa
e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos
1990. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira
foi erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba,
e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2003)
a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.
|
|
A ESTAÇÃO: A estação de São Félix foi inaugurada
em 1942, no prolongamento do tronco da RMV que o uniria a Goiandira.
Foi inaugurada oficialmente dois anos depois: "Em 11 de fevereiro
de 1944, com a presença dos chefes de governo mineiro e goiano,
representantes dos Srs. Ministro da Viação e Diretor
Geral do Departamento Nacional de Estradas de Ferro e altas autoridades
federais e estaduais, foi oficialmente inaugurada a linha Patrocínio
a Ouvidor, com a extensão de 179 km, construída pela
Rede Mineira de Viação. A construção desta
importante ligação ferroviária era velha aspiração
de mineiros e goianos, que por muitos anos pleitearam a realização
dessa obra, a fim de que os produtos da economia de Goiaz e do nordeste
de Minas pudessem atingir o porto de Angra dos Reis em linha direta,
pela Rede Mineira de Viação. São inumeráveis
as consequências econômicas que qdvêm da ligação
de Minas ao Estado de Goiaz. Toda a zona agropecuária que se
estende pararelamente aos novos trilhos da Rede ficou em condições
de escoar rapidamente a sua produção, fazendo-a chegar
ao litoral brasileiro depois de atravessar vasta região do
nosso território" (Texto supostamente extraído
do relatório da RMV para 1944).
As datas oficiais, entretanto,
de inauguração do trecho Monte Carmelo-Ouvidor
acusam 11/11/1942 para todas as estações deste trecho.
Todo o trecho, no entanto, no início dos anos 1990, foi
retirado por causa da construção de uma represa. A linha,
a partir de Celso Bueno, passou a seguir para oeste,
para Araguari. A linha original dos anos 1940 foi toda retirada e a estação, claro, fechou.
A estação estava maltratada,
sem trilhos e servindo como moradia em 2006.
ACIMA: Mapa do município de Monte Carmelo em 1939, quando a linha ainda estava em construção. A estação de São Felix está a noroeste no mapa, no alto - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM TAMANHO MAIOR).(Mapa de 1939). |
|
|
|
A estação no início dos anos 1940, antes
da inauguração, ainda sem os trilhos. Acervo Roberto
Fonseca Dias |
A estação em 2006. Foto Roberto Fonseca Dias |
A estação em 2006. Foto Roberto Fonseca Dias |
A estação em 2006. Foto Roberto Fonseca Dias |
A estação em 2006. Foto Roberto Fonseca Dias |
|
|
|
|
|
Atualização:
16.11.2019
|
|