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Rede
Mineira de Viação (1942-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-anos 1990) |
MACACOS Município
de Monte Carmelo, MG |
Linha-Tronco - km 1.033,070 (1960) |
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MG-3833 |
Altitude: 633 m |
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Inauguração: 11.11.1942 |
Uso atual: demolida |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: A linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela
E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde
a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou
seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por
Barra Mansa por bitola métrica: construída em trechos, somente em
1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos
anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede
Mineira de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa
e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos
1990. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira
foi erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba,
e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2003)
a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.
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A ESTAÇÃO: A parada de Macacos foi aberta em 1942 no prolongamento
do tronco da RMV que o uniria a Goiandira.
Foi inaugurada oficialmente
dois anos depois.
"Fui recentemente no Km 1033, na primeira
parada, Macacos, antes da estação de Douradoquara da RMV, onde bem
defronte meu tio possuía uma fazenda e visitei quando criança
diversas vezes. Só restaram ruínas e a plataforma. A fazenda tinha
um casarão antigo com enormes janelas, porão, pomar e regos dágua.
Eu me lembro bem que possuía um cobertura de telhas francesas
com dois esteios de trilhos para suporte. Hoje está submersa
com uns 15 m de profundidade" (Roberto Fonseca Dias, 11/2006)
Todo este trecho da linha, no início dos anos 1990, foi retirado
por causa da construção de uma represa. A linha, a partir
de Celso Bueno, passou a seguir para oeste, para Araguari.
ACIMA: Mapa do município de Monte Carmelo em 1939, quando a linha ainda estava em construção. A estação de Macacos não aparece no mapa, sabe-se Deus porquê. Ela ficava entre o rio dos Macacos, entre a linha da RMV e o rio, este mostrado, ele vem do sul e sua foz dá-se exatamente na confluência com o rio Perdizes, exatamente onde está a estação de Douradoquara - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM TAMANHO MAIOR).(Mapa de 1939).
(Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Roberto
Fonseca Dias; relatório da RMV para 1944) |
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A plataforma, o que sobrou da antiga parada, ficou fora das
águas. Note-se, acima e ao lado... |
...parte fora da água, as ruínas da casa da fazenda.
Fotos Roberto Fonseca Dias, 02/2007 |
Acima, no canto superior esquerdo, dois pontos vermelhos que
mostram o local onde se situava a estação de Douradoquara, a
cerca de 2 km depois de Macacos, logo atrás do morro. Foto Roberto
Fonseca Dias, 02/2007 |
O antigo leito da ferrovia, tendo ao fundo a plataforma da parada
e o ribeirão dos Macacos. Foto Roberto Fonseca Dias,
02/2007 |
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Atualização:
16.11.2019
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