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Macacos
Douradoquara
Grupiara
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IBGE-1957
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Rede Mineira de
Viação (1942-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-anos 1990) |
DOURADOQUARA
Município de Monte Carmelo, MG |
Linha-Tronco - km 1.035,571 (1960) |
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MG-3450 |
Altitude: 622 m |
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Inauguração: 11.11.1942 |
Uso atual: demolida e submersa |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir
da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou
em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de
Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica:
construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis,
na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na
ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou
a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou
passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final
norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção
de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste
encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada,
é operada pela concessionária FCA. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Douradoquara foi inaugurada em 1942, longe da sede do distrito
do mesmo nome, no prolongamento do tronco da RMV que o uniria a Goiandira.
Tanto esta estação quanto a de Grupiara foram construídas nas terras da Fazenda Serra Negra, de propriedade do senhor José Gonçalves Pereira, como consta em destaque no mapa disponibilizado pelo Arquivo Mineiro (cessão Ari Gonçalves Filho).
Foi inaugurada oficialmente dois anos depois: "Em 11 de fevereiro
de 1944, com a presença dos chefes de governo mineiro e goiano,
representantes dos Srs. Ministro da Viação e Diretor
Geral do Departamento Nacional de Estradas de Ferro e altas autoridades
federais e estaduais, foi oficialmente inaugurada a linha Patrocínio
a Ouvidor, com a extensão de 179 km, construída pela
Rede Mineira de Viação. A construção desta
importante ligação ferroviária era velha aspiração
de mineiros e goianos, que por muitos anos pleitearam a realização
dessa obra, a fim de que os produtos da economia de Goiaz e do nordeste
de Minas pudessem atingir o porto de Angra dos Reis em linha direta,
pela Rede Mineira de Viação. São inumeráveis
as consequências econômicas que advêm da ligação
de Minas ao Estado de Goiaz. Toda a zona agropecuária que se
estende paralelamente aos novos trilhos da Rede ficou em condições
de escoar rapidamente a sua produção, fazendo-a chegar
ao litoral brasileiro depois de atravessar vasta região do
nosso território" (Texto extraído do relatório
da RMV para 1944).
Todo este trecho, no início dos anos 1990, foi retirado por
causa da construção de uma represa. A linha, a partir
de Celso Bueno, passou a seguir para oeste, para Araguari.
A estação foi submergida pelas águas da represa.
Ela ficava a uma distância considerável da sede do distrito do mesmo nome (ver mapa abaixo).
"Este é o local (ver fotos abaixo) onde se situava a estação
de Douradoquara, bem como o vilarejo que a rodeava. Hoje eles jazem
a mais ou menos 20 metros de profundidade na represa de Emborcação
da CEMIG. Que pena! Pois tenho muito e especial apreço por esta estação.
Meu pai veio trabalhar nela; conheceu minha mãe e eu nasci"
(Roberto Fonseca Dias, 08/2006).
ACIMA: Mapa do município de Monte Castelo em 1939, quando a linha ainda estava em construção. A estação de Douradoquara está praticamente no centro do mapa, bem afastada da dede do distrito,que aparece a nordeste da estação, na foz do rio dos Macacos no rio Perdizes - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM TAMANHO MAIOR).(Mapa de 1939).
(Fontes: Luiz Gonzaga Ramos; Roberto Fonseca Dias;
Mario Gonçalves da Paixão; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; relatório da RMV para 1944) |
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A estação, talvez anos 1970. Acervo Mario Gonçalves
da Paixão |
A estação em agosto de 1981. Dez meses mais tarde
o prédio foi demolido. Foto Luiz Gonzaga Ramos |
A estação em agosto de 1981. Dez meses mais tarde
o prédio foi demolido. Foto Luiz Gonzaga Ramos |
As fundações da antiga estação em
1991. Foto Luiz Gonzaga Ramos |
As fundações da antiga estação em
1991 Foto Luiz Gonzaga Ramos |
Local da antiga estação, hoje sob as águas.
Foto Roberto Fonseca Dias |
Local da antiga estação, hoje sob as águas.
Foto Roberto Fonseca Dias |
As fundações da antiga estação em
1991. Foto Luiz Gonzaga Ramos |
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Atualização:
16.11.2019
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