|
|
... Douradoquara
Grupiara Três Ranchos
...
IBGE-1957
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
|
|
|
|
Rede
Mineira de Viação (1942-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-anos 1980) |
GRUPIARA Município
de Monte Carmelo, MG |
Linha-Tronco
- km 1.049,000 (1960) |
|
MG-3451 |
Altitude: 596 m |
|
Inauguração: 11.11.1942 |
Uso atual: demolida
e submersa |
|
sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO
DA LINHA: A linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela
E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde
a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou
seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por
Barra Mansa por bitola métrica: construída em trechos, somente em
1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos
anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede
Mineira de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa
e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos
1990. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira
foi erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba,
e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2003)
a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.
|
|
A ESTAÇÃO: A estação de Grupiara, última estação
da linha-tronco ainda em território mineiro pouco antes da
divisa com Goiás, foi aberta em 1942, no prolongamento
do tronco da RMV que o uniria a Goiandira.
Tanto esta estação quanto a de Douradoquara foram construídas nas terras da Fazenda Serra Negra, de propriedade do senhor José Gonçalves Pereira, como consta em destaque no mapa disponibilizado pelo Arquivo Mineiro (cessão Ari Gonçalves Filho).
Foi inaugurada oficialmente
dois anos depois: "Em 11 de fevereiro de 1944, com a presença
dos chefes de governo mineiro e goiano, representantes dos Srs. Ministro
da Viação e Diretor Geral do Departamento Nacional de
Estradas de Ferro e altas autoridades federais e estaduais, foi oficialmente
inaugurada a linha Patrocínio a Ouvidor, com a extensão
de 179 km, construída pela Rede Mineira de Viação.
A construção desta importante ligação
ferroviária era velha aspiração de mineiros e
goianos, que por muitos anos pleitearam a realização
dessa obra, a fim de que os produtos da economia de Goiaz e do nordeste
de Minas pudessem atingir o porto de Angra dos Reis em linha direta,
pela Rede Mineira de Viação. São inumeráveis
as consequências econômicas que advêm da ligação
de Minas ao Estado de Goiaz. Toda a zona agropecuária que se
estende paralelamente aos novos trilhos da Rede ficou em condições
de escoar rapidamente a sua produção, fazendo-a chegar
ao litoral brasileiro depois de atravessar vasta região do
nosso território" (Texto extraído do relatório
da RMV para 1944).
Todo este trecho, no entanto,
no início dos anos 1990, foi retirado por causa da construção
de uma represa. A linha, a partir de Celso Bueno, passou
a seguir para oeste, para Araguari.
Como no caso da de Douradoquara,
esta estação também teria submergido pelas águas
da represa.
ACIMA: Mapa do município de Monte Castelo em 1939, quando a linha ainda estava em construção. A estação de Grupiara está a sudoeste centro do mapa, na divisa do município - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM TAMANHO MAIOR).(Mapa de 1939). |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
16.11.2019
|
|