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Rede
Ferroviária do Nordeste (1958-1975)
RFFSA (1975-1997) |
ALUÍSIO
BELTRÃO Município
de Cacimba de Areia, PB |
Ramal de
Campina Grande - km 374 (1960) |
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PB-3621 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1958 |
Uso atual: em ruínas (2021) |
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com?
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: O ramal de
Campina Grande teve seu primeiro trecho entregue em 2 de outubro de
1907, entre a estação de Itabaiana, na linha da Great
Western que ligava Recife a Natal, e a cidade paraibana de Campina
Grande. Do outro lado do Estado da Paraíba, entre 1923 e 1926,
a Rede de Viação Cearense alcançava a cidade
de Souza, partindo de sua linha-tronco que ligava Fortaleza a Crato,
no Ceará, a partir da estação de Arrojado. De
Souza, a RVC avançou até Pombal (1932) e depois a Patos
(1944). O trecho de 164 km entre Patos e Campina Grande somente seria
entregue ao tráfego em 1958, e era justamente esta a linha
que ligava o Nordeste Ocidental ao Oriental, ou seja, o Ceará
ao resto do Brasil. Até o final dos anos 1990, este ramal era um dos mais movimentados,
em termos de cargueiros, do Nordeste, ligando Recife a Fortaleza e
dali a São Luiz do Maranhão. O tráfego de passageiros havia sido desativado já np final dos anos 1970. Em 2021 a linha toda já estava abandonada. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Aluísio Beltrão foi
inaugurada em 1958 na linha aberta nesse ano ligando Patos
a Campina Grande.
A ex-estação está localizada em uma zona rural a cerca de 1 km de distância do atual centro comercial e administrativo da cidade de Cacimba de Areia.
O prédio estava arruinado em 2021. |
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A estação arruinada em 19/5/2021. Foto Rodrigo Henrique
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Atualização:
01.09.2021
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