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Rede
de Viação Cearense (1944-1958)
Rede Ferroviária do Nordeste (1958-1975)
RFFSA (1975-1997) |
PATOS Município
de Patos, PB |
Ramal de
Campina Grande - km 388 (1960) |
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PB-3171 |
Altitude: 221 m |
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Inauguração: 19.04.1944 |
Uso atual: fechada (2020) |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: O ramal da Paraíba foi aberto ao tráfego entre
1923 e 1926, partindo da estação de Arrojado, na linha
da antiga E. F. Baturité, construída em 1922 especialmente
para dar partida para os trens do ramal. Entrava pela Paraíba
e parava na cidade de Souza. Nesta cidade, a partir de 1933, encontrou-se
também a linha Mossoró-Souza, vinda do Rio Grande do
Norte. O ramal da Paraíba ainda foi prolongado até Patos,
em 1944, e em 1958, com a união desta cidade com Campina Grande,
foi definitivamente incorporado pela Rede Ferroviária do Nordeste,
completando a ligação do Ceará com o resto do
Brasil, via Paraíba e Pernambuco. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Patos foi inaugurada em 1944 pela
Rede de Viação Cearense, como ponta de linha do segundo
prolongamento do ramal da Paraíba.
Em 1958, a Rede Ferroviária
do Nordeste terminou e entregou a ligação ferroviária
entre esta estação e Campina Grande e a RFFSA,
já controlando as duas linhas, incorporou não só
o trecho Patos-Campina Grande, (ver caixa abaixo, de 2009), como também o trecho Souza-Patos,
à rede da RFN.
A estação estava fechada
em 2020; O antigo pátio de manobras ferroviárias em grente a ela serve hoje como estacionamento de caminhões e automóveis, mantendo os antigos trilhos do ramal.
1958/2009
AO LADO: Por Jônatas Rodrigues,
02/2009). Campina Grande tem
ainda duas estações: a velha e a nova, uma ao
lado da outra. "A estação velha de Campina Grande possui
volumetria retangular arrematada por coberta aparente em telha
canal em duas águas, com cumeeira central disposta no sentido
longitudinal do edifício. Destaque-se que com esta tipologia,
ela é a única estação paraibana que possui andar com cobertura
aparente em telha canal em duas águas, com cumeeira perpendicular.
O prolongamento da coberta suspensa por colunas garante o abrigo
dos passageiros na plataforma de embarque e desembarque. A estação
possui 216 m² de área coberta" Foi desativada em 1961, substituída pela
nova, aberta nesse mesmo dia, mas não foi demolida. Em 2022, ainda
conviviam. A figura mostra o, selo postal brasileiro de 1958 comeomorando a união das duas ferrovias na Paraíba.(Filatelica Halibunani)
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Estação de Patos em 1944. Autor desconhecido |
A estação de Patos em 2005, ao fundo. Foto Carlos
Alberto Martins da Matta |
A estação em 2007. Foto Luís L'Aiglon Pinto Martins |
A estação em 17/9/2020
Foto Rodrigo Henrique |
A estação em 17/9/2020. Foto Rodrigo Henrique |
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Atualização:
17.10.2022
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