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Rede Ferroviária
do Nordeste (1958-1975)
RFFSA (1975-1997) |
AREIA
DE BARAÚNAS
Município de Areia de Baraúnas,
PB |
Ramal de Campina Grande - km 342
(1960) |
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PB-3619 |
Altitude: 342 m |
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Inauguração: 1958 |
Uso atual: em ruínas (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1957 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Campina Grande teve seu primeiro trecho entregue em 2 de outubro de
1907, entre a estação de Itabaiana, na linha da Great
Western que ligava Recife a Natal, e a cidade paraibana de Campina
Grande. Do outro lado do Estado da Paraíba, entre 1923 e 1926,
a Rede de Viação Cearense alcançava a cidade
de Souza, partindo de sua linha-tronco que ligava Fortaleza a Crato,
no Ceará, a partir da estação de Arrojado. De
Souza, a RVC avançou até Pombal (1932) e depois a Patos
(1944). O trecho de 164 km entre Patos e Campina Grande somente seria
entregue ao tráfego em 1958, e era justamente esta a linha
que ligava o Nordeste Ocidental ao Oriental, ou seja, o Ceará
ao resto do Brasil. Até o final dos anos 1990, este ramal era um dos mais movimentados,
em termos de cargueiros, do Nordeste, ligando Recife a Fortaleza e
dali a São Luiz do Maranhão. O tráfego de passageiros havia sido desativado já np final dos anos 1970. Em 2021 a linha toda já estava abandonada. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Areia de Baraúnas foi inaugurada em 1958 na linha
aberta nesse ano ligando Patos a Campina Grande. A companhia
responsável pela sua construção foi a Camillo Collier Ltda,
que foi uma das responsáveis pela construção de estações, pontes,
aterros, bueiros, entre outros.
Areia de Baraúnas na época da construção da estação
era um distrito de Patos, depois passou para o município de
Passagem e em 29 de Abril de 1994, conseguiu a sua emancipação
política. Pertence à região do Sertão Paraibano e à microrregião
de Patos e ao município de mesmo nome.
A estação segue a linha das demais construídas no ramal, em estilo
Art D'ecó, sob base de pedras e construída a partir de concreto armado,
e linhas arquitetônicas retangulares.
A estação de Areia de Baraúnas foi desativada oficialmente
em 1997 pela RFFSA, quando ainda trafegavam trens de carga pelo
ramal, quase que diariamente. Hoje a linha não tem mais movimento algum e está abandonada.
Em 2021, a ex-estação
estava em ruínas.
(Fontes: Jonatas Rodrigues; Diário da Borborema, 1958; Google
Maps; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Desenho da estação em 1958. Autor Jonatas Rodrigues |
A estação em 1957, sendo preparada para a sua
inauguração. Diário da Borborema, 1/1958 |
A estação em ruínas em 2012. Google Maps |
A estação em ruinas em 19/5/2021. Foto Rodrigo Henrique |
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Atualização:
01.09.2021
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