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Itapé
Graúna
Ubá
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Tronco CP-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1916-1971)
FEPASA (1971-1980) |
GRAÚNA
Município de Itirapina, SP |
Linha-tronco - km 162,497 (1958) |
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SP-1993 |
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Inauguração: 01.06.1916 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1916 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho, Jundiaí-Campinas,
em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro, em 1876, e depois
continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense, em 1892. Prosseguiu
por sua linha, depois de expandi-la para bitola larga, até São Carlos
(1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção leste da São Paulo-Goiaz
(1927), expandiu a bitola larga por suas linhas, atravessando o rio
Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de volta até Bebedouro (1929),
chegando finalmente a Colômbia, no rio Grande (1930), onde estacionou.
Em 1971, a FEPASA passou a controlar a linha. Trens de passageiros
trafegaram pela linha até março de 2001, nos últimos
anos apenas no trecho Campinas-Araraquara. |
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A ESTAÇÃO: Assim como Batovi,
Camaquan, Itapé e Ubá, estações colocadas entre
Rio Claro e Itirapina na construção do tronco novo da
Paulista que substituiu a linha de Analândia em 1916, esta
estação terminou por ficar fora da linha, com a variante Santa
Gertrudes-Itirapina, de 1980. "Eu nasci e morei cerca
de trinta anos em Graúna, até 1961. Atrás da
estação, a gente ia nadar no riozinho que passava ali,
limpinho na época, mas hoje todo assoreado. Meu pai era portador
na estação, aquele funcionário que fazia de tudo.
Eu vivia em volta dos eletricistas e mecânicos que consertavam
as locomotivas com problemas, geralmente elétricas com problemas
nos mancais. Locomotiva a vapor só passava ali para manutenção
de linha. Saí dali para Campinas, para trabalhar no setor de
locomotivas da GE, claro..." (Manoel Antonio da Silva
Neto, Araraquara, SP). No início dos anos 90, a estação
foi demolida, já fora da linha. Sobraram apenas a plataforma e as
fundações, na margem direita da estradinha que liga Itapé a
Graúna, a uns cinco quilômetros de Itapé. O vilarejo
em volta sobrevive, bastante simples. Ficou o lamento dos poucos moradores
do local, geralmente ex-funcionários da ferrovia, ou seus filhos.
(Veja também GRAÚNA-NOVA) |
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A estação de Graúna, em 1918. Álbum
dos 50 anos da Paulista |
Em 1960. o trem com o candidato à Presidência Jânio
Quadros para na estação. Acervo Manoel Antonio
da Silva Neto, Araraquara |
Em 1965, a menina com a bola e as bóias de plástico
tem a estação de Graúna, ainda ativa e
com seus trilhos eletrificados ao fundo. Acervo Manoel Antonio
da Silva Neto, Araraquara |
Em 1986, a estação já sem trilhos e relegada
ao abandono. Relatório Fepasa, 1986 |
Em 15/04/1998, somente a plataforma e as fundações
da estação demolida. Foto Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
15.01.2013
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