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FEPASA (1980-1998)
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GRAÚNA-NOVA
Município de Itirapina, SP |
Variante Santa Gertrudes-Itirapina - km
157,428 (1988) |
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SP-1991 |
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Inauguração: 1980 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1976 |
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HISTORICO DA LINHA: Projetada
desde os anos 50 pela Cia. Paulista, a variante que encurtava a distância
entre Santa Gertrudes e Itirapina somente foi construída anos anos
70, já pela FEPASA. Aberta em 1976 para trens de carga, em 1980 ela
foi aberta para passageiros e a linha velha foi suprimida, fechando-se
cinco estações, exceto a de Rio Claro, que manteve o trecho de linha
que passou a se encontrar com a variante, entre Rio Claro-nova e Camaquã-nova.
Três estações novas foram construídas na variante. Trens de passageiros
passaram por ali até o final de 2000. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Graúna-nova foi inaugurada em 1976. Há literaturas da
Fepasa que dão a inauguração como tendo sido
em 1/4/1974, mas o tráfego pela linha somente foi aberto em
1976, e apenas para cargas. Somente a partir de 1980 os trens de passageiros
da Fepasa começaram a passar pela variante Santa Gertrudes-Itirapina.
Com a abertura de Graúna-nova para passageiros em 1980, a estação
de Graúna-velha foi desativada, pois a linha de 1916, entre
Batovi e Itirapina, foi desativada e teve os trilhos
arrancados. A estação nova em local de acesso difícil, mas não muito
longe da Graúna original. O relatório da Fepasa (RIFF) de 1986
afirmava que "existia apenas um vagão anteriormente utilizado como
estação, não tendo mais função atualmente. Está fechado". Nada
mais havia em volta. Mais tarde, parece ter sido construído um prédio
nos moldes de Rio Claro-nova, também abandonado em pouco tempo.
Não cheguei até ela. (Veja também GRAÚNA)
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Em 16/02/2000, o trem da Ferroban passa por Graúna-nova.
Foto Hermes Hinuy |
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Foto |
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Atualização:
29.07.2010
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