|
|
...
Camaquã
Itapé
Graúna
...
Tronco CP-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2003
...
|
|
|
|
|
Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1916-1971)
FEPASA (1971-1980) |
ITAPÉ
Município de Rio Claro, SP |
Linha-tronco - km 156,585 (1958) |
|
SP-1480 |
Altitude: 589,902 m |
|
Inauguração: 01.06.1916 |
Uso atual: centro de saúde (2003) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1916 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho, Jundiaí-Campinas,
em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro, em 1876, e depois
continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense, em 1892. Prosseguiu
por sua linha, depois de expandi-la para bitola larga, até São Carlos
(1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção leste da São Paulo-Goiaz
(1927), expandiu a bitola larga por suas linhas, atravessando o rio
Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de volta até Bebedouro (1929),
chegando finalmente a Colômbia, no rio Grande (1930), onde estacionou.
Em 1971, a FEPASA passou a controlar a linha. Trens de passageiros
trafegaram pela linha até março de 2001, nos últimos
anos apenas no trecho Campinas-Araraquara. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de Itapé foi inaugurada em 1916.
Assim como Batovi,
Camaquã, Graúna e Ubá, estações colocadas entre
Rio Claro e Itirapina na construção do tronco novo da Paulista
que substituiu a linha que passava pela serra do Corumbataí
nesse ano, esta estação terminou por ficar fora da linha, com a variante
Santa Gertrudes-Itirapina, de 1980. Os trilhos
foram retirados logo depois.
O relatório da Fepasa de 1986 afirmava
que "a estação estava abandonada, totalmente deteriorada, sem portas,
janelas ou piso de madeira". Mesmo assim, a estação sobreviveu
e, por volta de 1996, a Prefeitura de Rio Claro desapropriou
a área, reformando e deixando a estação, pelo menos por fora, em estado
impecável. Foi uma grande reforma.
O acesso se dá pelo km 191 da rodovia
Washington Luiz, sentido São Carlos-Rio Claro,
e está a cerca de 4 km da rodovia, no meio do pequeno vilarejo de
Itapé.
"O homem montado em seu cavalo dava a impressão
de ter seus setenta anos, talvez oitenta, mas era muito alegre e jovial.
Ele passou em frente à velha estação
de Itapé e depois voltou, tangendo três ou quatro reses.
"Vou dar de beber a elas", ele disse. Aí ele conta:
"Isso aqui tinha cinco linhas",
que ficavam na estradinha de terra em frente à plataforma,
hoje tanto ela quanto a estação cercadas por uma tela
de arame, "e se carregava de tudo. Batata, areia, melancia, café
e outra mercadorias. Em época de carregamento, mais de cem
pessoas trabalhavam sem parar. O pátio avançava além
da cerca que hoje existe do outro lado da estrada e ali havia várias
casinhas e três armazéns. Hoje tudo foi demolido".
Enquanto ele contava, eu e minha esposa podíamos ver os sítios
em volta, praticamente todos construídos onde era a antiga
esplanada da estação. O prédio está bonitinho,
as portas são novas, pois as antigas sumiram muito antes da
reforma. Durante a semana serve como centro de saúde, no fim
de semana há bailes e venda de doces na plataforma. O local
é bonito, mas as pessoas ainda sentem saudade do trem"
(Ralph M. Giesbrecht, 22/06/2003).
ACIMA: Em 1916, a estação
ainda não havia sido inaugurada, o trem de passageiros
somente começaria a circular em junho, mas já
se pensava numa escola para o local (O Estado de S. Paulo,
18/3/1916).
|
1929
AO LADO: Violência na estação
de Itapé (escrita erroneamente como Irapé) (Folha
da Manhã, 24/2/1929).
|
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Filemon Peres; Edson Castro; O Estado de S. Paulo, 1916; Cia. Paulista:
Relatórios anuais, 1872-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
1918 - A fachada da estação. Foto Filemon Peres
|
1918 - A estação de Itapé. Foto Filemon
Peres |
Em 15/04/1998 , a estação, sem trilhos, recém-reformada
pela Prefeitura de Rio Claro. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 27/10/2001. Foto Edson Castro |
A estação em 27/10/2001. Foto Edson Castro |
Placa de concreto abandonada da estação em 27/10/2001.
Foto Edson Castro |
A estação em 9/9/2018. Foto Saulo Cabral |
A estação em 18/7/2020. Foto Jefferson Conti |
|
|
|
|
|
Atualização:
22.07.2020
|
|