|
|
E. F. Leopoldina
(n/d) |
USINA
ELÉTRICA
Município de Viana, ES |
Linha do Litoral - km 604,650 (1960) |
|
ES-4970 |
Altitude: 165 m |
|
Inauguração: n/d |
Uso atual: desconhecido |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas
companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas
pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho,
Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril
Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E.
F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos,
por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos
entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi
construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa
foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida
à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E.
F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907,
a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo
os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje
para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos
80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói
e Rio de Janeiro a Vitória. |
|
A ESTAÇÃO: A parada de Usina Elétrica do Vento não tem a data de inauguração
conhecida. Parece ter sido usada como tal atendendo apenas aos funcionários da usina. O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1950 ainda acusa sua existência, nem como o mapa do IBGE dos anos 1960 (veja mapa abaixo do IBGE). Seria a parada na linha principal ou haveria de se descer do trem e seguir para a usina de alguma forma (ver detalhe no mapa do caixa abaixo).
Também não consegui informações sobre se a usina ainda existe. Na região existem hoje diversas usinas de energia eólica, supõe-se que esta usina seja uma delas que existem até hoje.
ACIMA: Mapa parcial do município de Viana nos anos 1950, cortado pela linha do Litoral da Leopoldina e passando
por diversas estações e paradas dentro do município. Uma das paradas é a da usina elétrica. É possível que a parada fosse afastada da usina, como se vê no mapa. Como seria o acesso à usina nesse caso? (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol.
VII, 1958).
ACIMA: Altitude e quilometragem das paradas da linha na região de Vitoria (Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960).
(Fontes:
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960); IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1958). |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
16.08.2023
|
|