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Cia. E. F. Sul do
Espírito Santo (1900-1907)
E. F. Leopoldina (1907-1975)
RFFSA (1975-1996) |
JUCU
Município de Domingos Martins, ES |
Linha do Litoral - km 609,350 (1960) |
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ES-3410 |
Altitude: 52 m |
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Inauguração: 1900 |
Uso atual: desconhecido |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas
companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas
pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho,
Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril
Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E.
F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos,
por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos
entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi
construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa
foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida
à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E.
F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907,
a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo
os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje
para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos
80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói
e Rio de Janeiro a Vitória. |
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A ESTAÇÃO: A parada do Jucu
foi inaugurada em 1900 ainda pela E. F. Sul do Espírito
Santo.
"Foram esplêndidos os dias passados em Guiomar,
que os ferroviários chamaram 'Cinqüenta e Nove', porque dista 59 km
de Matilde. A produção, desde Matilde até Vargem Alta, em plena serra,
desbravada pelos colonos italianos, imigrantes do Vêneto, não procurou
mais os portos de Guarapari, Piúma e Anchieta: desceu pelo traçado
custoso da Leopoldina. Os colonos obtiveram melhor preço para seus
produtos e a zona serrana tomou alento temporário. As terras frias
não foram propícias aos cafezais plantados aos soluços e promessas
a Nossa Senhora do Caravaggio. As férias foram memoráveis. O escolar
encontrou novos companheiros, Tancredo e Raul, e os caminhos das colônias
foram varridos em montarias trotonas. Pelo trem das quatro
e meia, veio de Matilde 'Seu' Serafim e, dois dias depois, com mais
roupa e outra botina amarela, o menino e seus amigos Tancredo e Raul
lá se foram em férias para Guiomar. O trem corria pouco, as rodas
rangiam nas curvas e cada junta dos trilhos solancava com um 'trutuque'
enjoado. Na estação de Viana tomaram café com bolos de arroz, vendidos
pela mulher do agente. Partiu o comboio, depois de longa demora, e
na caixa d'água, em Jucu, enquanto se reabastecia, chuparam
mangas. Com velocidade reduzida o trem seguiu, batendo caixa. A rampa
e as curvas amarravam a corrida. O vale do Jucu é uma beleza!
Corredeiras, árvores enormes, embaúbas, palmitos, bois pastando nas
encostas descorticadas pela erosão! Os meninos conversavam, comiam
bolos, faziam planos e lembravam-se do Vilanova com certo receio"
(Luiz Serafim Derenzi, descrevendo o local da estação
nos anos 1920; reproduzido de http:// gazetaonline.globo.com/estacaocapixaba).
O que terá sido feito da velha estação de Jucu hoje em dia? Não consegui esta informação. Se estiver em pé, teria ela ainda o formato original visto na foto por volta de 1900? Em 2018, a escolinha do local ainda funcionaria? (ver foto de 2018, abaixo).
ACIMA e ABAIXO: Não muito longe da estação,
a usina hidrelétrica de Jucu e sua barragem. No dístico
da usina, a data: 1905. A estação é anterior:
1900. Por isso, é muito possível que os materiais para
a construção da usina tenham sido trazidos por trem
(Revista Illustração Brasileira, 1/8/1910).
ACIMA: Mapa parcial do município de Viana nos
anos 1950, cortado pela linha do Litoral da Leopoldina e passando
por diversas estações e paradas dentro do município.
(IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol.
VII, 1958).
ACIMA: A escola do lugarejo, junto à linha, em fotografia de 5/10/2018, por Da Silva Jr.
ACIMA: Outra foto da escola do lugarejo, junto à linha, em fotografia de 5/10/2018, por Da Silva Jr.
(Fontes: Da Silva Jr., 2018; Illustração Brasileira, 1/8/1910;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Luiz Serafim Derenzi:
Caminhos Percorridos) |
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A estação de Jucu, ainda como sendo da E. F. Sul do ES, por volta de 1900. Autor desconhecido |
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Atualização:
16.08.2023
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