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E. F. Leopoldina
(1901-1975)
RFFSA (1975-1979) |
SILVEIRA
CARVALHO
Município de Barão de Monte
Alto, MG |
Linha de Manhuaçu - km 355,592 (1960) |
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MG-1730 |
Altitude: 213 m |
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Inauguração: 01.09.1901 |
Uso atual: depósito de ferramentas da Prefeitura (2019) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha que
ligava a estação de Recreio a Santa Luzia (Carangola) teve a sua concessão
e construção a cargo da Companhia Alto Muriaé, estabelecida em 1880.
Em 2/5/1883, a empresa foi incorporada pela E. F. Leopoldina. Uma
alteração de traçado da linha original para Muriaé levou a Leopoldina
a passar por uma pequena extensão dentro de território fluminense,
onde estava Santo Antonio (Porciúncula), retornando para Minas, seguindo
para Carangola, onde chegou em 1887. De 1911 a 1915, a Leopoldina
prosseguiu a linha até Manhuaçu, seu ponto final. O trecho Manhuaçu-Carangola
foi fechado em 23/07/1975. Porciúncula-Carangola foi fechado em 1977,
e em 1979, fechou-se a linha entre Cisneiros e Porciúncula. O pequeno
trecho Recreio-Cisneiros nunca foi oficialmente suprimido. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Silveira Carvalho foi inaugurada em 1901. A agência
postal foi criada na estação em dezembro do mesmo ano.
A cidade homenageia o Capitão José Francisco de Silveira Carvalho,
seu fundador e vereador de São Paulo do Muriaé (atual Muriaé),
na primeira legislatura da república.
A estação foi
desativada em 1979.
Em 2019, o prédio da estação ainda
está de pé, mas não tenho idéia de seu uso. O estado externo do prédio
é bom; está conservado.
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1886
ACIMA: Carimbo postal da agência da estação
de Silveira Carvalho. A mala postal vinha do Rio de Janeiro
pela E. F. Central do Brasil, passando por Barra do Piraí, em
seguida pela Linha do Centro até Entre Rios (atual Três Rios)
e pelo ramal do Porto Novo Até Porto Novo do Cunha. Seguia então
pela E. F. Leopoldina (Linha Tronco) até Recreio e então pelo
Ramal de Muriaé ao destino (Texto e reprodução
Márcio Protzner).
2008
AO LADO: A estação de Silveira
Carvalho, conservada (Foto Márcio Protzner).
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(Fontes: Amarildo Mayrink; Sargento Rangel; Wanderley Duck; Marcio Protzner; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. VII, 1958; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da
Leopoldina Railway, 1938; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas
de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1932-80) |
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A estação em 2003. Foto cedida por Wanderley Duck |
A estação em 2011. Foto Sargento Rangel |
A estação em março de 2019. Foto Amarildo Mayrink |
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Atualização:
01.04.2019
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