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E. F. Leopoldina
(1885-1975)
RFFSA (1975-1979) |
BARÃO
DE MONTE ALTO
(antiga MORRO ALTO)
Município de Barão de Monte
Alto, MG |
Linha de Manhuaçu - km 363,323(1960) |
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MG-1742 |
Altitude: 197 m |
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Inauguração: 23.03.1885 |
Uso atual: desconhecido (2020) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha que
ligava a estação de Recreio a Santa Luzia (Carangola) teve a sua concessão
e construção a cargo da Companhia Alto Muriaé, estabelecida em 1880.
Em 2/5/1883, a empresa foi incorporada pela E. F. Leopoldina. Uma
alteração de traçado da linha original para Muriaé levou a Leopoldina
a passar por uma pequena extensão dentro de território fluminense,
onde estava Santo Antonio (Porciúncula), retornando para Minas, seguindo
para Carangola, onde chegou em 1887. De 1911 a 1915, a Leopoldina
prosseguiu a linha até Manhuaçu, seu ponto final. O trecho Manhuaçu-Carangola
foi fechado em 23/07/1975. Porciúncula-Carangola foi fechado em 1977,
e em 1979, fechou-se a linha entre Cisneiros e Porciúncula. O pequeno
trecho Recreio-Cisneiros nunca foi oficialmente suprimido. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Morro Alto foi inaugurada em 1885.
Nos anos 1960, seu nome
foi alterado para Barão de Monte Alto.
Em 1976, os trens, segundo o Guia Levi, saindo de Recreio todos os dias às 6 da manhã, chegavam a Barão
de Monte Alto às 8:34.
Em 22/01/1979,
foi suprimido pela RFFSA o trecho entre Porciúncula
e Cisneiros, fechando de vez a estação.
Os trens
de passageiros, entretanto, já não corriam desde 1977.
"O trecho que eu viajava
com minha mãe era Morro Alto-Porciúncula, onde moravam meus avós maternos.
Era uma festa: as paradas (Patrocínio, Eugenópolis, D. Emília...)
e os vendedores de "quitandas", as paisagens que se sucediam, o barulho
nos túmeis e pontilhões. Aos meus olhos de criança era tudo muito
impressionante. Sem falar do movimento do trem na cidade e a espera
dos parentes. Meu avô sempre acenava com um lenço branco ao passar
pela curva de onde, no quintal de casa, víamos o trem. Curti isso até
uns seis anos (1969). Depois, ele foi parando de circular. Quando
parou mesmo, minha família já havia começado a migrar, vitimada pela
crise dos anos 1970. Quando retornamos (pior do que saímos), por volta de
1975, não havia mais trens. As linhas foram arrancadas logo depois,
sobraram as estradas de chão, até hoje, pasme! Quando, às vezes visito
minhas tias em Porciúncula, meu irmão mais velho faz questão de percorrer
comigo o antigo leito do trem. São regiões lindas. Tão lindas quanto
esquecidas. Meu bisavô recebia os jornais pelo trem. Atualmente, nem
banca de jornal existe em Barão do Monte Alto. Havia um senhor
italiano que vendia revistas no trem. Depois de muitos anos, pelo
final dos 1980, eu e minha mãe o encontramos em Porciúncula, ele se
lembrou dela e a cumprimentou. No trem, além das revistas, o que mais
me encantava era o ferroviário que cuidava dos bilhetes e o seu sobretudo"
(Dilma A. de Paula, 09/2005).
ACIMA: Carimbo postal de 1904 da estação
de Morro Alto. A agência foi criada em 12/8/1885. Permutava malas
postais diariamente com a Administração Federal - Rio de Janeiro.
As malas postais seguiam pela EF Leopoldina - Ramal de Muriaé - até
a Estação de Recreio. Daí, pela linha do centro da mesma estrada de
ferro até Porto Novo do Cunha. Em seguida, já pela Estrada de Ferro
Central do Brasil - Ramal de Porto Novo - até Entre Rios, seguindo
ao destino pela linha do centro (Reprodução e texto
de Márcio Protzner,
em 02/2009)
ACIMA: Mapa
parcial do município de Palma nos anos 1950. Ainda incorporava
Morro Alto (hoje Barão do Monte Alto). Ao sul, logo ao sul
de Cisneiros, a linha segue a oeste para Recreio e a lests para Paraoquena
- este é o ramal de Paraoquena (IBGE: Enciclopédia dos
Municípios Brasileiros, vol. VII, 1958).
(Fontes: Marcelo Carneiro; Dilma A. de Paula; Marcio
Protzner; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. VII, 1958; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico
da Leopoldina Railway, 1938; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das
Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80) |
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A estação, provavelmente anos 1940. Ver como a
casa em frente de dois andares já está abandonada.
Ainda existirá? Autor desconhecido |
A estação desativada, em 2001. Autor desconhecido |
A estação em 19/6/2010. Foto Marcelo Carneiro |
A estação em agosto de 2016. Foto Fernando Marietan
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Atualização:
10.12.2020
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