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E. F. Leopoldina
(1885-1975)
RFFSA (1975-1979) |
PATROCÍNIO
DO MURIAÉ
(antiga PATROCÍNIO)
Município de Patrocínio do Muriaé,
MG |
Linha do Manhuaçu - km 377,315
(1960) |
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MG-1733 |
Altitude: 177 m |
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Inauguração: 24.05.1885 |
Uso atual: usada pela prefeitura (2017) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha que ligava a estação de Recreio a Santa Luzia (Carangola) teve
a sua concessão e construção a cargo da Companhia Alto Muriaé, estabelecida
em 1880. Em 2/5/1883, a empresa foi incorporada pela E. F. Leopoldina.
Uma alteração de traçado da linha original para Muriaé levou a Leopoldina
a passar por uma pequena extensão dentro de território fluminense,
onde estava Santo Antonio (Porciúncula), retornando para Minas, seguindo
para Carangola, onde chegou em 1887. De 1911 a 1915, a Leopoldina
prosseguiu a linha até Manhuaçu, seu ponto final. O trecho Manhuaçu-Carangola
foi fechado em 23/07/1975. Porciúncula-Carangola foi fechado em 1977,
e em 1979, fechou-se a linha entre Cisneiros e Porciúncula. O pequeno
trecho Recreio-Cisneiros nunca foi oficialmente suprimido. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Patrocínio foi inaugurada em 1885.
Nos anos 1940, seu nome foi alterado para Patrocínio do
Muriaé. O ramal de Muriaé saía desta
estação e foi aberto em 1/1/1886, sendo fechado em 31/05/1966.
Também saía desta estação o ramal de
Poço Fundo, aberto em 1/11/1908 e fechado em 11/04/1974.
Em 1976, os trens, saindo de Recreio todos os dias às
6 da manhã, chegavam a Patrocínio do Muriaé
às 9:04.
Em 22/01/1979, foi suprimido pela RFFSA o trecho entre Porciúncula
e Cisneiros, fechando de vez a estação. Os trens
de passageiros, entretanto, já não corriam desde 1977.
Embora ocupado pela Prefeitura local, o prédio, em 2014, apresentava
evidentes sinais de deterioração. Outros indícios da presença da Leopoldina
em Patrocínio do Muriaé são raros e quase não percebidos. Além
da estação, somente a ponte sobre o rio Muriaé, em concreto e já convertida
ao tráfego de veículos. Segundo Marcelo Carneiro, em 2010 a
estação estava abandonada e com uma faixa nela afixada
avisando de "risco de desabamento". Em 2017 estava em pé
e recentemente restaurada.
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AO LADO: Acidente
na estação, no início de 1939 (O Estado
de S. Paulo, 3/1/1939)
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ACIMA: A estação, em fotografia
sem data (Autor desconhecido).
ACIMA: Pátio da estação entre esta (fora
da foto) e o hotel (predio à direita), provavelmente anos 1930.
ACIMA: Locomotiva chega no pátio da estação,
provavelmente anos 1940 (cessão das fotos: Horacio Cardilo).
ACIMA:
Caixa d'agua da estação, ainda existente em 2017. A
foto é provavelmente dos anos 1950 (Cessão: Horacio
Cardilo).
ACIMA: Município de Patrocínio
do Muriaé nos anos 1950. A linha que corre de sul a norte é
a linha do Manhuaçu. A que sai para oeste é o ramal
de Muriaé e a que sai para leste é o ramal do Poço
Fundo (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. VII, 1958).
(Fontes: Horacio Cardilo; Marcelo
Carneiro; Hugo Caramuru; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico
da Leopoldina Railway, 1938; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1958; Cyro Pessoa
Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)
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A estação de Patrocinio de Muriaé em 1989.
Foto Hugo Caramuru |
A estação de Patrocinio de Muriaé em 1989.
Foto Hugo Caramuru |
A estação desativada, em 2001. Autor desconhecido |
A estação em 10/1/2010. Foto Marcelo Carneiro |
A estação em 10/1/2010. Foto Marcelo Carneiro
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A estação em maio de 2017. Foto Horacio Cardillo |
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Atualização:
10.12.2020
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