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E. F. Leopoldina
(1884-1975)
RFFSA (1975-1979) |
BANCO
VERDE
Município de Palma, MG |
Linha de Manhuaçu - km 349,188 (1960) |
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MG-1743 |
Altitude: 335 m |
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Inauguração: 04.12.1884 |
Uso atual: em ruínas (2019) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha que
ligava a estação de Recreio a Santa Luzia (Carangola) teve a sua concessão
e construção a cargo da Companhia Alto Muriaé, estabelecida em 1880.
Em 2/5/1883, a empresa foi incorporada pela E. F. Leopoldina. Uma
alteração de traçado da linha original para Muriaé levou a Leopoldina
a passar por uma pequena extensão dentro de território fluminense,
onde estava Santo Antonio (Porciúncula), retornando para Minas, seguindo
para Carangola, onde chegou em 1887. De 1911 a 1915, a Leopoldina
prosseguiu a linha até Manhuaçu, seu ponto final. O trecho Manhuaçu-Carangola
foi fechado em 23/07/1975. Porciúncula-Carangola foi fechado em 1977,
e em 1979, fechou-se a linha entre Cisneiros e Porciúncula. O pequeno
trecho Recreio-Cisneiros nunca foi oficialmente suprimido. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Banco Verde foi inaugurada em 1884 (ver caixa abaixo, de 1884).
Quase cem anos após, em 22/01/1979, foi suprimido
pela RFFSA o trecho entre as estações de Porciúncula e Cisneiros,
fechando de vez a estação.
Serviu algum tempo como moradia.
Em 2019 tinha
virado ruínas; o teto havia caído e pelo menos a fachada ainda
se aguentava, com as janelas tendo sido roubadas.
Veja a estação
e o leito da Leopoldina em volta dela num filmete
de junho de 2012.
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1884
AO LADO: A inauguração da estação (A Provincia de S. Paulo, 4/12/1884). |
ACIMA: Selo postal com carimbo datado de 1901 de
Banco Verde. "Essa agência permutava malas postais diariamente
com a Administração Federal (Rio de Janeiro). A mala
seguia pelo E. F. Leopoldina (Ramal de Muriaé) até Recreio, daí pela
Linha do Centro da Leopoldina até Porto Novo do Cunha. Em seguida
ia pela E. F. Central do Brasil. A agência postal, na própria
estação, foi inaugurada em 15.5.1885" (Marcio Protzner.
Reprodução dos selos e carimbo: Marcio Protzner).
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ACIMA: Mapa parcial do município de Palma
nos anos 1950. Ainda incorporava Morro Alto (hoje Barão do
Monte Alto). Ao sul, logo ao sul de Cisneiros, a linha segue a oeste
para Recreio e a lests para Paraoquena - este é o ramal de
Paraoquena (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. VII, 1958)
(Fontes: Norman Schmidt Jr.; Alexandre
Ciclista; Wanderley Duck; Marcio Protzner; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1958; Edmundo
Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Cyro
Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)
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A estação em 2003. Foto cedida por Wanderley Duck |
A estação em 2003. Foto cedida por Wanderley Duck
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A estação de Banco Verde em 2008. Foto Marcio
Protzner |
Ruínas da estação em agosto de 2012. Foto
Alexandre Ciclista |
Ruínas da estação em agosto de 2012. Foto
Alexandre Ciclista |
Estação em ruínas em 03/2019. Foto Amarildo Mayrink |
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Atualização:
08.12.2020
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