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E. F. Leopoldina
(1883-1975)
RFFSA (1975-1979) |
PALMA
(antiga CAPIVARA)
Município de Palma, MG |
Linha de Manhuaçu - km 337,032
(1960) |
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MG-1734 |
Altitude: 158 m |
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Inauguração: 09.06.1883 |
Uso atual: Centro cultural (2021) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha que ligava a estação de Recreio a Santa Luzia (Carangola) teve
a sua concessão e construção a cargo da Companhia Alto Muriaé, estabelecida
em 1880. Em 2/5/1883, a empresa foi incorporada pela E. F. Leopoldina.
Uma alteração de traçado da linha original para Muriaé levou a Leopoldina
a passar por uma pequena extensão dentro de território fluminense,
onde estava Santo Antonio (Porciúncula), retornando para Minas, seguindo
para Carangola, onde chegou em 1887. De 1911 a 1915, a Leopoldina
prosseguiu a linha até Manhuaçu, seu ponto final. O trecho Manhuaçu-Carangola
foi fechado em 23/07/1975. Porciúncula-Carangola foi fechado em 1977,
e em 1979, fechou-se a linha entre Cisneiros e Porciúncula. O pequeno
trecho Recreio-Cisneiros nunca foi oficialmente suprimido. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Capivara foi inaugurada em 1883 pela E. F. Leopoldina.
Mais tarde, o seu nome foi alterado para Palma.
Em 1976, os trens, saindo de Recreio todos os dias às
6 da manhã, chegavam a Palma às 7:15.
Em 22/01/1979,
foi suprimido pela RFFSA o trecho entre Porciúncula
e Cisneiros, fechando de vez a estação. Os trens
de passageiros, entretanto, já não corriam desde 1977.
Com a modificação
de trilhos na região de Cisneiros, Palma também
perdeu os seus.
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1885
AO LADO: Chegam os engenheiros para prolongar a linha do ramal até Manhuassu. Porém, isto demoraria 30 anos para acontecer (A Provincia de S. Paulo,
19/1/1885). |
ACIMA:
Mapa parcial do município de Palma nos anos 1950. Ainda incorporava
Morro Alto (hoje Barão do Monte Alto). Ao sul, logo ao sul
de Cisneiros, a linha segue a oeste para Recreio e a lests para Paraoquena
- este é o ramal de Paraoquena (IBGE: Enciclopédia dos
Municípios Brasileiros, vol. VII, 1958).
ACIMA: Vista
aérea da cidade e estação nos anos 1970 (http://betometri.blogspot.com).
ACIMA: Sobre o túnel entre Palma e
Banco Verde, a sua quilometragem (49,191) na época da construção
e a sua extensão (26 m). (Foto Alexandre Sergio Ferreira Neves, 2009).
ACIMA: O túnel, como
está hoje. Ambas as fotos foram tiradas na entrada a partir
de Palma, já que, do lado de Banco Verde, a entrada foi fechada
totalmente pela mata. O local é propriedade particular, estando
em terras do sr. José Antonio, proprietário de uma pequena
fazenda no local (Foto Alexandre Sergio Ferreira Neves, 2009).
(Fontes:
Horacio Cardillo; Ricardo Machado; Alexandre Sergio Ferreira Neves;
http://betometri. blogspot.com; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico
da Leopoldina Railway, 1938; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das
Estradas de Ferro do Brasil, 1886; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1958; Revista
Ferroviária, 2000; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1932-79) |
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A estação de Palma... |
...hoje sem trilhos... |
...está ali meio jogada num canto... |
...não muito bem conservada... |
...mas ainda com o seu dístico e beleza simples... |
...de velha estação da Leopoldina (Fotos Ricardo
Machado em 2007) |
A estação em 09/2017. Foto Horacio Cardillo |
Estação de Palma em
Foto Julio Alves em 6/8/2021 |
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Atualização:
06.08.2021
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